Buscar

ALANINA, GRUPO AMINO, FÍGADO, CICLO DA GLICOSE-ALANIN

A alanina desempenha um papel especial no transporte dos grupos amino para o
fígado em uma forma não tóxica, por meio de uma via denominada ciclo da
glicose- alanina. Os músculos esqueléticos em contração vigorosa operam
anaerobicamente, produzindo piruvato e lactato pela glicólise, como amônia pela
degradação proteica.
a) Qual o destino da amônia formada pela desaminação oxidativa dos
aminoácidos?
b) O que ocorreria com um individuo que tivesse o fígado comprometido?
c) Qual a vantagem energética esse mecanismo possui?

💡 2 Respostas

User badge image

Brunno Macedo

a) A amônia entra no CICLO DA UREIA para ser excretada, entrando no ciclo através do Carbamoil-P, nesse caso. Considerando que a outra amônia entra através da transaminação do glutamato a α-cetoglutarato para converter oxaloacetato a aspartato sem oxidação.

b) Levando em conta que o metabolismo da amônia é regulado pela formação de Carbamoil-P (enzima Carbamoil-P Sintase I) e todo o ciclo da ureia ocorre nos hepatócitos, um fígado comprometido poderá acarretar em hiperamonemia.

c) A constante formação de α-cetoácidos(esqueletos carbônicos), frutos da transaminação de aminoácidos, são em maioria precursores do ciclo do ácido cítrico (Krebs), que por sua vez forma precursores da Cadeia Transportadora de Elétrons.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O metabolismo das proteínas se iniciam com a hidrólise das ligações peptídicas  liberando os resíduos de aminoácidos unidos em forma de peptídeos. 


Se os aminoácidos  não são necessários como fonte de energia, a degradação prossegue apenas para eliminar os aminoácidos em excesso. Nestes, a presença do grupo amino é importante, como veremos.


Cada via degradativa dos aminoácidos passa por processos específicos, onde o grupo amino é retirado do esqueleto carbônico e desviado para uma via especializada para o metabolismo do grupamento amino. O resíduo  nitrogenado produzido é transportado ao fígado para ser excretado ou reutilizado . Deste passo, resulta a liberação de amônia, que é muito tóxica para os tecidos animais.


a) Parte da amônia gerada é reciclada e utilizada em uma grande variedade de processos biossintéticos, mas também o fígado faz a conversão na forma apropriada de excreção.


b) Como a amônia segue para o fígado, se ele está comprometido há uma grande possibilidade de não degradação e amônia cair na corrente sanguínea, levando a uma intoxicação.


c) os grupos amino são usados com enorme economia nos sistemas biológicos porque apenas uns poucos microrganismos podem converter N2 em formas biologicamente úteis.

 

Fonte: http://www.lbqp.unb.br/bioq/htm/textos_explic/deg_aas.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais