Buscar

Qual o material (livro/texto) mais indicado para a introdução à Filosofia?

Para uma pessoa completamente leiga na disciplina, quais seriam os materiais introdutórios que seriam melhor absorvidos? ou mais indicados?

💡 64 Respostas

User badge image

Estudante PD

Por ser Introdução, eu recomendaria O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder), Convite à Filosofia (Marilena Chauí). Entretanto a Wikipedia é uma excelente fonte de informações para a filosofia e demais áreas do Conhecimento. 

8
Dislike4
User badge image

Paulo Araújo

O livro mais indicado, em minha opinião, é o FILOSOFANDO, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MARIA LUCIA DE ARRUDA ARANHA. Link:

http://www.famescbji.edu.br/famescbji/biblioteca/livros_filosofia/Filosofando.pdf

 

Venda:

 

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2848359/filosofando-introducao-a-filosofia-vol-unico-ensino-medio-nova-ortografia

 

7
Dislike0
User badge image

Lorena Neves

O convite à filosofia de Marilena Chauí é muito importante que seja uma base, pela sua ditaticidade sem perder a raiz dos questionamentos filosóficos fundamentais e pré-modernos, inclusive. Mas atenção para não descurar do grande marco, divisor de águas, entre a filosofia moderna e a filosofia contemporânea, a proposta de abandono da metafísica. Portanto, seria importante, tanto para fixar o que vc apreendeu em Chauí quanto para ampliar seu universo de compreensão, ler livros que tragam a concepção moderna (e a "pós-moderna") de filosofia, a exemplo de "o discurso filosófico da modernidade", de Jurgen Habermas, com leitura agradável (traduzido pela martins fontes ou direto do alemão, necessariamente), "o fim da modernidade: o niilismo...", de Gianni Vatimo (também da martins fontes, traduzido do italiano), e outros mais didáticos produzidos aqui mesmo no Brasil, como "Introdução à Filosofia Moderna e Contemporânea: Orientação sobre seus Métodos" de Christian Iber, do RS. Ah, se tiver dúvidas quanto à terminologia metafísica, leia "ser e tempo" de Martin Heiddeger", linguagem legal e relativamente acessível. Não precisa você ler os livros na íntegra, mas é importante, para trabalhar de forrma problematizada os conceitos vistos  em Chauí.

4
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais