Buscar

explique o mecanismo básico de tamponamento do ph ácido na saliva?

💡 2 Respostas

User badge image

Reynolds Victor

A saliva tem tampôes em sua composição como o bicarbonato e o fosfato que vão agir diretamente no processo de remineralização dos dentes. Ao consumirmos alimentos cariogênicos "açucares" o meio bucal fica acído pois a digestão dos carboidratos se inicia na boca apartir da amisale salivar, isso faz com que os dentes sofram um processo chamado de desmineralização. No entando ao terminarmos de nos alimentar a saliva começa reverter esse processo fornecendo Ións que vão atuar na remineralização dos dentes e tampôes que vão tornar o meio bucal levemente neutro 6,9 novamente. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Soluções tampão são soluções que mantêm um pH aproximadamente constante quando pequenas quantidades de ácido ou base são adicionadas ou quando a solução é diluída. Em outras palavras, os tampões são resistentes a mudanças no pH. Existem três sistemas tampão possíveis na saliva - o tampão de proteína, tampão de fosfato e tampão de ácido carbônico / bicarbonato.


O tampão proteico , no entanto, não é muito eficaz devido à sua falta de muitos grupos ionizados, o que significa que não tem suficientes grupos ácidos / básicos para remova OH- /H+ adicionado respectivamente.


O tampão de fosfato é ativo na saliva não estimulada. O mecanismo para o sistema de tampão fosfato é devido à capacidade do íon fosfato secundário, HPO42-, se ligar a um íon hidrogênio e formar um íon fosfato primário H2PO4. Portanto, o tampão fosfato tem o potencial de ser um tampão eficaz na boca. No entanto, a sua eficácia é limitada devido a concentrações insuficientes de fosfato na cavidade oral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais