Buscar

Redução da maioridade penal

colegas, o que vocês acham sobre a redução da maioridade penal. é possível? é desejável?

💡 19 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

O discurso político de "redução da maioridade penal" ou da "emancipação criminal" não me convence, e, ainda que considerado Constitucional (a redução não é Constitucional), não resolveria o problema.

É de se notar que partir da premissa de punição de jovens infratores deve considerar o resultado final dessa funição: atualmente funciona? Todos sabemos que não.

A prisão não funciona, prova disso é que o Brasil tem uma das maiores populações carcerarias do mundo (cerca de 800.000 presos) e o problema só cresce. Sem dúvidas o problema da Segurança Pública, antes de tudo é um problema social. E a educação, como anda? Por essas razões é que o discurso posto e reforçado por polícitos sobre a redução ou emancipação não tem razão prática. É, na verdade, uma válvula de escape, pois, afinal, o problema atual da Segurança Pública é por conta da ausência de punição dos menores. Por outro lado o discurso em torno da Educação é sempre o mesmo: Quantidade (não qualidade).

Afinal, por qual motivo os governantes desejariam uma população instruída? Na minha opnião diminuir a maioridade penal ou a emancipação criminal não resolve, somente serve de argumento de campanha política, sem falar-se na sua inconstitucionalidade.

4
Dislike0
User badge image

Estudante PD

sobre a Imputabilidade criminal, acredito que não resolveria, Pois teriamos, primeiramente, que investir na estrutura educacional e aumentar a quantidade de cursos técnicos e vagas nas universidades para os novos alunos sem oportunidade, e não simplesmente reduzir uma idade de 18 para 16 anos, assim só agravaria ainda mais os presídios precários que não tem vagas nem para detentos, veja lá para o bom tratamento dos menores infratores. 

Espero que lhe isso lhe ajude de alguma forma.

3
Dislike1
User badge image

André Luis Albino de Moraes Marques

25,5% das prisões em 2013 foram por tráfico de entorpecentes.

O tráfico usa os jovens de 16-17 como "aviãozinho" por conta da imputabilidade penal. 
Se reduzisse para 16, o tráfico iria se adaptar, e veríamos nas ruas, jovens de 14 vendendo drogas. (Oque já existe, porém em menor número)

Com o tempo, vão querer reduzir pra 14. E então o tráfico desce para os jovens de 12 anos.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais