Buscar

qual o método de resolver essa questão?

13) Um triângulo retângulo é tal que um de seus ângulos mede 20º. Determinar o ângulo entre a altura e a mediana relativa à hipotenusa do triângulo, sabendo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ramiro Michelon

Oi,

Seja o triângulo retângulo ABC, com ângulo reto em A (Â). Note que ao traçarmos a altura relativa à hipotenusa do triângulo retângulo (conseguindo um ponto H na hipotenusa BC) obtemos uma semelhança entre os triângulos ABC, ABH e AHC. Suponha que o ângulo B seja 20º (então o ângulo C é 70º). Então, por ABC ser semelhante à ACH, o ângulo CÂH é 20º. Traçando a mediana AM com M em BC (não sabemos se M=H), amediana relativa à hipotenusa do triângulo retângulo é igual à metade dessa hipotenusa, logo AM=BM. Logo o ângulo BÂM é 20º pois ABM é triângulo isósceles (AM=BM). Como o ângulo  em ABC é 90º, diminuindo os dois ângulo de 20º de 90º obtemos MÂH=90º-BÂM-CÂH=50º. Portanto o ângulo é de 50º.

Até.

(não deixe de curtir a resposta).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais