Buscar

Conceitue a natureza jurídica da obrigação natural e se a mesma pode ser objeto de novação.

💡 2 Respostas

User badge image

Fernando Scherer

Geraldo, boa tarde!!

Na obrigação natural, ao contrario da civilis, o credor não tem direito a exigir e o devedor não está adstrito a prestar; mas, se este efetuar o pagamento, não faz qualquer liberalidade, porém verdadeiro pagamento, que para o accipienesgera o direito de reter a prestação recebida, que se torna irrepetível. A tutela jurisdicional atrofia-se, torna-se mais atenuada, menos plena, reduzindo-se à defesa por meio da execução. Sobre a novação, assim acontece, a obrigação natural não mais suscetível de ser novada. Lições existem, não há duvida, em sentido contrario, afirmando que “quem se sentir vinculado a uma obrigação moral, de consciência ou de honra, não esta impedido de assumir, em substituição, uma obrigação civilmente eficaz”.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Nas obrigações naturais, temos credor, devedor, objeto e vínculo entre eles, tal como se vê nas obrigações civis como um todo.

Entretanto, as obrigações naturais não são dotadas de exigibilidade, razão pela qual existem, mas seu pagamento somente se dará por ato voluntário do devedor ou quando este renunciar, expressa ou tacitamente, à causa de inexigibilidade, como a prescrição, sendo certo que a renúncia faria deixar de existir a obrigação natural, para nascer obrigação civil.

Enfim, quanto à novação, não é possível ser feita com a obrigação natural, pois um dos requisitos exigidos é justamente a existência de obrigação exigível, o que não existe na obrigação natural, por definição própria.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais