Buscar

Qual o tipo de controle exercido pelo legislativo, na intervenção federal e estadual ?

Alguém sabe, artigo ou uma obra em que tenha esse tema detalhado ??

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://resumaoconcursos.wordpress.com/2012/08/28/resumo-direito-constitucional-da-intervencao-artigos-34-a-36/amp/&ved=0ahUKEwiFy8KR7-PVAhXBf5AKHXKcAHwQFggdMAA&usg=AFQjCNF3FKcO7ANsSU3KrcA6rmNS2R0bdQ&cf=1
2
Dislike0
User badge image

Cindy Barbosa

obrigada!
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O tipo de controle exercido pelo legislativo nos casos de intervenção é chamado pela doutrina de controle político, e está previsto no artigo 36 da CRFB, in verbis:

"Art. 36 da CRFB. 

§ 1º O decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação do Congresso Nacional ou da Assembléia Legislativa do Estado, no prazo de vinte e quatro horas.

§ 2º Se não estiver funcionando o Congresso Nacional ou a Assembléia Legislativa, far-se-á convocação extraordinária, no mesmo prazo de vinte e quatro horas.

§ 3º Nos casos do art. 34, VI e VII, ou do art. 35, IV, dispensada a apreciação pelo Congresso Nacional ou pela Assembléia Legislativa, o decreto limitar-se-á a suspender a execução do ato impugnado, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalidade."

Para leitura mais detalhada sobre o tema, recomendamos a doutrina "Direito Constitucional Esquematizado", de Pedro Lenza, Editora Saraiva. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais