Buscar

sobre o Governo Costa e Silva, os principais atritos de sua administração com os EUA?

💡 3 Respostas

User badge image

Myris Silva

Durante o seu governo a PEB sofreu uma reorientação em relação aos EUA. O nacionalismo defendido pelo governo entrava em conflito com os ideias norte- americanos. Os principais pontos de atrito foram: A não assinatura do Tratato de Não Proliferação Nuclear (TNP), as limitações à importação do café solúvel brasileiro, o problema dos têxteis, o Acordo Internacional do Cacau, e as cotas de açúcar.

A recusa do Brasil em assinar o TNP foi um dos principais motivos do atrito.

Outros pontos são: a enfase no desenvolvimento, a alteração da equipe economica e o alastamento em relação ao conflito vietnamita. O que representou uma mudança no  de enfoque nas relações com os EUA e na politica externa.

Resumindo: Em sua gestão Costa e Silva buscou ter mais autonomia em relação aos norte-americanos.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Costa e Silva foi eleito pelo congresso no ano de 1967. O primeiro atrito com os EUA, durante seu governo, quando estes pressionaram-o a manter a antiga equipe econômica. Ao invés disso, novos ministros da Fazenda (Hélio Beltrão e Delfim Neto) foram nomeados atenuando a política monetarista anterior e retomando o crescimento econômico. Outro atrito com os EUA foi a ruptura das Relações Internacionais, na tentativa de reduzir tamanha influência que os norte-americanos exerciam sobre a atividade externa do país. Houveram atritos também nas relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos quanto a exportação do café solúvel brasileiro para o mercado mundial e para o mercado interno dos EUA.   

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais