Buscar

Qual o processo de absorção da vitamina A ?

Bioqímica

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Para resolver a questão, usaremos os conhecimentos em biofísica, especificamente farmacologia.

A vitamina A da dieta é hidrolisada no trato gastrintestinal em retinol e é absorvida dessa forma, através de células da mucosa, para o interior da célula , onde volta a combinar-se com um ácido graxo, geralmente o palmitato ou o estearato. O éster de retinil é transportado, então, nos quilomicrons através do sistema linfático e da corrente sanguínea até o fígado, onde é armazenado.

As reservas de vitamina A no fígado são hidrolisadas pelas enzimas em retinol livre que é transportado por um complexo proteínico ligante de retinol (RBP) aos tecidos do organismo onde existirem necessiadades metabólicas. As reservas hepáticas podem manter os níveis de vitamina A relativamente constantes no sangue, mesmo que a dieta seja deficiente. Por esse motivo, as deficiências de vitamina A podem não surgir durante longos período de tempo, dependendo das reservas no fígado e da capacidade do organismo mobilizar essas reservas.

Geralmente a vitamina A é consumida na forma de palmitato de retinila. Chegando no intestino estes ésteres sofrem ação dos lipídios (bile e suco pancreático) e então hidrolisados, o retinol é gerado. Ele é então absorvido pelas células do intestino e armazenado. Lá, sofrem outras modificações que permitem que se liguem à quilomícrons e sejam transportados pela corrente sanguínea até o fígado, onde são armazenados. As reservas de vitamina A no fígado sofrem hidrólise, quando é necessário que a vitamina A volte para a corrente sanguínea e chegue até determinada região do corpo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais