Buscar

Os vírus que não possuem envelope não possuem capsídeos?

verdadeira ou falsa . justifique pq?

💡 2 Respostas

User badge image

apple pie

Não necessariamente. Todos os vírus têm capsídeo protegendo o material genético, mas nem todos desenvolvem o envelope que envolve o capsídeo e que serve para ajudar o vírus a evitar o sistema imune de seus hospedeiros e a identificar receptores na membrana externa;

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Introdução:

Os vírus são organismos que apresentam uma estrutura simples quando comparada a sua estrutura com outras estruturas. Não são considerados como organismos vivos pois não apresentam uma atividade metabólica de autonomia, embora dependam exclusivamente das células dos organismos vivos para suas atividades metabólicas.

 


 

Resolução:

A afirmação é falsa. Não exclusivamente a presença de uma dessas estruturas vai excluir a presença da outra em um determinado vírus. Essas são estruturas que podem está presentes sem a presença da outra. O capsídeo é formado por várias subunidades proteicas que podem ser constituídas por vários tipos de proteínas. O capsídeo pode ter uma estrutura helicoidal ou icosaédrica e é extremamente regular. Em muitos vírus o capsídeo é a estrutura externa, noutros casos, existe um envelope de estrutura bilipídica composto por fosfolípidos e algumas proteínas membranares, semelhante às membranas celulares das células, de quem é "roubado". O capsídeo e o envelope guardam o frágil ácido nucleico, ADN ou ARN.

 


 

Conclusão:

Os vírus, mesmo que simples, apresentam uma organização estrutural que varia e essa variação ocorre em um intervalo muito curto de tempo. Essa variação é decorrentes das diversas adaptações que necessitam para se adaptar aos organismo hospedeiro.

 


 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais