Buscar

o que são sociedades politicas ?

conceito basico

💡 5 Respostas

User badge image

Tanny Freitas

Sociedade Política é considerado o estágio mais avançado de uma civilização humana. O Estado faz parte dela. Com isso percebe- se que a sociedade politica está sempre em busca da justiça e das relações amistosas. Ou seja, percebe-se uma devoção á aplicação do bem estar social, ou melhor, do bem comum social.

Sociedade é a união moral e permanente de várias pessoas em vista de um fim comum. 
Em todas as formas de sociedade política constata-se que o indivíduo nunca está abandonado a si mesmo ou aos poderes absolutos da comunidade total: pertence sempre a um grupo familiar que se integra no todo social – “nenhum homem é uma ilha”. 

Causa eficiente: o homem, que pela sua ação forma todas as sociedades – origem da sociedade. 
A sociedade política resulta da tendência natural do homem para a vida em comum; é o termo a que se dirigem as sociedades mais simples, especialmente a família. 
A sociedade política não resulta simplesmente de uma soma de indivíduos. O Estado é precedido de uma estrutura social organizada que nele se aperfeiçoa e cujo fundamento natural e histórico não está na ação dos indivíduos solitários, tampouco na organização da coletividade pelo poder central, mas no dinamismo dos grupos sociais autônomos convergindo para uma comunidade. A sociedade política é um conjunto de famílias e de outros grupos, organizados juridicamente, sob a direção de uma autoridade central suprema.

5
Dislike1
User badge image

Bruna Larissa da Silva Correia

Esse é um conceito usado para indicar a organização política de uma sociedade. A sociedade política é um conceito mais amplo que Estado e mais restrito que sociedade. Ele se refere ao conjunto de instituições burocráticas e administrativas do Estado, se refere aos cidadãos que participam dessa determinada organização política, dos valores dessa mesma organização e da forma como as decisões políticas são tomadas, mas também ás consequências sociais de uma determinada ação política, o modo das relações sociais na esfera política, a relação da esfera política com outras esferas da vida social. Você poderia afirmar que sociedade política é o conceito chave e mesmo o objeto específico de um dos ramos da sociologia, a sociologia política. Mas cuidado, observe o contexto em que essa pergunta foi feita porque, em sociologia, dependendo do autor com quem se está trabalhando os conceitos podem mudar.

3
Dislike0
User badge image

Caio Durante Nicolucci

Muito Obrigado :)!!

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais