Buscar

Contrato de trabalho X Prestação de serviço

O que faz a prestação de uma atividade mediante contrato de uma pessoa física em favor de uma pessoa jurídica ser enquadrada no conceito de contrato de trabalho, e não no de prestação de serviço, para fins de aplicação das normas trabalhistas?

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Caroline da Silva

Contrato de Trabalho (art 442 da CLT): É bilateral, o empregado é pessoa física e a o empregador (pessoa física/ pessoa jurídica), envolve obrigações como ''fazer'' (empregado desenvolve  o trabalho que foi destinado) e ''dar'' (empregador da o salário), destina-se a serviços não eventuais, subordinativo e por fim oneroso. 

Contrato de prestação de serviços: Alguém contrata para um fazer (Art. 594 do CC), é bilateral, oneroso, consesual e comultativo. Não é um contrato formal (art. 594 e 595 do CC) e como regra geral o pagamento ocorre após a prestação de serviço (art. 597 CC), contudo o contrato pode dispor diferente. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais