Buscar

Justa causa para o prestador de serviços

Para efeitos de aplicação do artigo 602 do Código Civil, quais critérios tem a doutrina apontado para a identificação de “justa causa” para o prestador de serviços deixar de cumprir suas obrigações contratuais?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcela

Diz Paulo Lôbo que em regra a morte do prestador do serviço extingue o contrato, quando este for dependente de sua habilitação ou capacidade profissional, visto que devido ao caráter pessoal seus sucessores não podem assumir a obrigação. Nos contratos por prazo determinado não cabe à extinção do contrato antes de seu fim. As principais causas de justa causa são a ausência não justificada do serviço e sua iniciativa por despedir-se, antes do encerramento do contrato. Caracterizada a justa causa, o prestador tem direito a receber a remuneração devida, para que não tenha enriquecimento ilícito do recebedor do serviço, podendo o contratante requere indenização por perdas e danos caso tenha sofrido com a conduta do prestador. O prestador tem o mesmo direito, podendo despedir-se com justa causa, mesmo que o prazo estipulado em contrato não tenha encerrado, esta justa causa caracteriza-se por qualquer ato faltoso do contratante que faça desaparecer a confiança e a boa-fé existente entre as partes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais