Buscar

trabalho 6 periodo gestao?

💡 1 Resposta

User badge image

Isabel Forster

SUMÁRIO

 

 

 

1 PARTE I: PESQUISA ......................................................................................................03

 

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA .........03

 

1.2 OBJETIVOS ..................................................................................................................04

 

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...................................................................................04

 

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO ...............................................................06

 

2.1 METODOLOGIA ...........................................................................................................06

 

2.2 CRONOGRAMA............................................................................................................07

 

REFERÊNCIAS ...................................................................................................................07

 

ANEXOS ..............................................................................................................................08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 PARTE I: PESQUISA

 

1.1 GESTÃO ESCOLAR: METODOLOGIA DE ENSINO E JUSTIFICATIVA

 

Neste projeto optou-se como área de concentração as Metodologias de Ensino por ser parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização do processo ensino-aprendizagem e do seu controle e mostrar a importância do elemento metodológico no processo educativo.

Os gestores escolares são agentes do processo educativo escolar, com a função básica de coordenação sociopolítica da escola, é necessário que o gestor saiba conduzir sua equipe de trabalho para que esta participe das ações da escola como co-autores da gestão escolar.

A gestão democrática envolve atitudes e métodos. A atitude democrática busca a participação e a transparência. São essencial, mas não suficiente. É preciso métodos democráticos, de efetivo exercício de participação conseqüente, que alcance resultados. Nesse aspecto ela é um aprendizado que demanda tempo, atenção e trabalho. A gestão democrática deve estar impregnada de uma atmosfera de ampla circulação das informações que facilitem os processos de divisão de trabalho, estabelecimento do calendário escolar, a distribuição das aulas, a elaboração ou criação de novos cursos ou de novas disciplinas, a formação de grupos de trabalho, a capacitação dos recursos humanos.

 

 

Pensar a democratização da gestão educacional implica compreender a cultura escolar e os seus processos bem como articulá-los ás suas determinações históricas, políticas e sociais. Significa especialmente entender as diferentes concepções de gestão democrática. Estas diferentes concepções, de um lado, estão associadas ao rompimento do modelo autoritário, burocratizado e centralizador e a possibilidade de maior participação de todos, desde que todas as ações estejam intimamente articuladas ao compromisso sócio-político com os interesses coletivos. Expressam e favorecem as ampliações da compreensão do mundo, de si mesmo, dos outros e das relações sociais, essenciais para a construção coletiva de um projeto de escola. (ANTUNES, 2008, p. 16)

 

 

A democratização da gestão nasce por meio do fortalecimento dos mecanismos de participação na escola, em especial o Conselho Escolar. pode-se apresentar como uma alternativa criativa para envolver os diferentes segmentos das comunidades local e escolar nas questões e problemas vivenciados pela escola. Esse processo possibilita aprendizado coletivo, tendo como resultado o fortalecimento da gestão democrática no âmbito escolar.

1.2 OBJETIVOS

 

O objetivo deste projeto:

 

* Incentivar os gestores a refletir sobre a gestão democrática.

 

* Desenvolver práticas colegiadas que integram a gestão, supervisão e a orientação em ambiente escolar.

 

 

* Estimular o desenvolvimento de práticas democráticas para a melhoria do desenvolvimento escolar.

 

 

 

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

 

O gestor escolar não se resume meramente a administração do estabelecimento de ensino, mas a de um agente responsável por mudanças.

Porém, é preciso incorporar esse gestor à modernização, mudanças rápidas e velozes ocorrem em todos os setores, algumas são mais visíveis como no caso da área tecnológica, e precisamos acompanhá-la. É preciso entender que a educação não é uma área inerte, as transformações acorrem a medida que nosso foco o aluno interage com o mundo externo.

O gestor da atualidade deve gerenciar co responsabilidade, motivação, preocupação co a formação continuada de sua equipe, interagindo co a comunidade escolar, atualizando-se e, compartilhando conhecimentos.

A participação do gestor em relação a administração da área pedagógica educativa, vem como tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e os transformar em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação. Assim a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, a fim de alcançar objetivos.

A administração não depende do trabalho individual, mas, sim, do esforço coletivo. Chiavenato (1979, p. 179, v. 2) defende que:

 

 

A atividade administrativa é uma atividade grupal. As situações simples, nas quais um homem executa e planeja o seu próprio trabalho, lhe são familiares; porem, à medida que essa tarefa se expande até o ponto em que se faz necessário o esforço de numerosas pessoas para levá-la a cabo, a simplicidade desaparece, tornando necessário desenvolver processos especiais para a aplicação do esforço organizado em proveito da tarefa do grupo.

 

 

O administrador escolar tem a função de atuar junto aos docentes e também discentes da instituição de ensino na qual trabalha. Tem a função de coordenar o desenvolvimento do currículo, é o responsável imediato e legal da ação administrativa da unidade escolar. Pode-se dizer que tem a função do gestor escolar, mas a ele cabe realizar a parte burocrática e legal da escola.

A função do gestor está ligada a administração voltada para a estrutura física da escola, espaços de apoio pedagógico, aos níveis e modalidades de ensino oferecidas, aos recursos humano da escola, a organização da rotina escolar, coordenar e fiscalizar os serviços de secretaria, receber, ler e assinar a correspondência, tanto recebida e emitida, ao processo ensino aprendizagem e à construção do PPP. Estas são administradas pelo gestor da escola, cabe a ele cuidar.

A arte de ser supervisor escolar também é uma especialidade de um pedagogo, função que pode ser obtida através de cursos de habilitação em pedagogia. O supervisor de ensino atua diretamente com o corpo docente da escola, com a função de coordenar as práticas pedagógicas, assim como de acompanhar o desenvolvimento e aplicação do currículo.

Sendo, assim podemos elencar alguns pontos desafiadores e relevantes relacionados ao perfil esperado do trabalho do supervisor. Conviver coma diversidade de profissionais, amenizando conflitos; conquistar o professor para que reflita globalmente sobre a escola que queremos, ou seja, uma escola para todos; ter clareza de que o conhecimento é um dado relativo, levando os professores a pensarem nos procedimentos, estratégias diversificadas para que ocorra o processo de ensinar e aprender; auxiliar na reconstrução constante da proposta pedagógica da unidade escolar; subsidiar o professor no planejamento da ação pedagógica para o alcance da articulação vertical e horizontal dos conteúdos, metodologia e avaliação.

O trabalho do supervisor escolar está em consonância diariamente com o trabalho dos professores, educadores e alunos. Realizar este trabalho não é tarefa

simples, exige uma visão criteriosa do supervisor voltada à avaliação constante e sistematizada da atuação docente.

O supervisor possui também muitas funções na escola. Além de lidar com os professores, ele trabalha também com os alunos e suas famílias, com o objetivo de avanços, superações e o desenvolvimento da escola como um todo.

O orientador educacional é o profissional que deve preocupar-se com a formação pessoal, individual de cada estudante de sua instituição.

O orientador escolar tem a função de compreender o comportamento dos estudantes, sua relação com os estudos e a escola, bem como auxiliar na organização e realização da proposta pedagógica da escola; sendo articulador direto escola e comunidade, orientar, saber ouvir e dialogar com os pais ou responsáveis sobre a vida escolar dos filhos em relação à aprendizagem, comportamento e responsabilidade do discente em questão e principalmente saber orientar, ter senso crítico e analítico, ser colaborador juntamente com o professor no processo ensino-aprendizagem.

O orientador escolar tem também o compromisso com a formação permanente do aluno quanto aos temas transversais, quanto ao respeito mútuo, a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sendo capaz de analisar e auxiliar quando necessário.

 

 

A orientação, hoje, está mobilizada com outros fatores que não apenas e unicamente cuidar e ajudar os alunos com problemas. Há, portanto, necessidade de nos inserirmos em uma nova abordagem de orientação, voltada para a construção de um cidadão que esteja mais comprometido com seu tempo e sua gente. Desloca-se, significativamente, o onde chegar, neste momento da orientação educacional, em termos do trabalho com os alunos. Pretende- se trabalhar com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania, trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através do diálogo nas relações estabelecidas. (GRINSPUN, 1994, p. 13)

 

 

 

 

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

 

 

 

2.1 METODOLOGIA

 

 

Neste estágio V de Gestão escolar, orientação educacional e supervisão pedagógica vamos observar a realidade do âmbito escolar, no que se refere a administração, funcionamento, organização e estrutura de uma escola e como os

profissionais desta área trabalham e quais são suas funções e sua relação com professores, pais, alunos, profissionais e comunidade escolar.

Realizamos três dias de observação com cada gestor da escola, totalizando vinte e quatro horas, uma entrevista de 5 horas com cada profissional da gestão escolar, no período matutino. Estagiando na Escola Básica Francisco Celso Mafra, localizada na Avenida Itaipava, 4107, no bairro Itaipava, Itajaí – SC.

 

 

2.2 CRONOGRAMA

 

 

Data Turno e horário Atividade

03/09/15 07:55 às 11:55 e 13:00 às 17:00 Observação com o Supervisor

04/09/15 07:55 às 11:55 e 13:00 às 17:00 Observação com o Orientador

11/09/15 07:55 às 11:55 e 13:00 às 17:00 Observação com o Administrador/ Gestor

__/__/____ Entrevista 1

__/__/____ Entrevista 2

_/__/____ Entrevista 3

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

ANTUNES, Rosmeiri T. O Gestor Escolar. Maringá, 2008.

 

 

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da Administração. São Paulo: McGraw-Hill, 1979. v2

 

 

GRINSPUN, M. P. S. A Prática dos Orientadores Educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS

 

 

Roteiro de Observação

 

 

Organização:

 

Função Quantidade

Diretor 01

Secretário 01

Administrador Escolar 01

Orientador Educacional 01

Supervisor escolar 01

Auxiliar Administrativo 01

Professor - Total 23

Professores com Especialização 19

Apoio Pedagógico 02

Agente Auxiliar em educação especial 01

Funcionários Efetivos 16

Funcionários Contratados 14

Merendeiras 02

Agente de Serviços Gerais 04

Alunos – Totais 396

Alunos – Anos Iniciais 170

Alunos – Anos Finais 226

Turnos Matutino/Vespertino

 

 

Infraestrutura:

 

Tipo de prédio Alvenaria

Sala de professores 01 Adequada

Sala de Informática 01 Adequada

Biblioteca 01 Adequada

Quadra de esporte 01 Adequada

Sala de aulas 12 Adequada

Sala de vídeo/videoteca 01 Adequada

Cantina 01 Acessível

Banheiros de alunos 04 Acessível

Banheiros de funcionários 04 Acessível

Refeitório 01 Acessível

Cozinha 01 Acessível

Parque infantil 01 Adequado

 

 

Objetivos do PPP:

 

Temos como desafio a formação do sujeito contemplando o seu desenvolvimento como um todo, portanto a avaliação deve ser continuo, cumulativa, priorizando a qualidade e o processo de aprendizagem, salientando que os aspectos qualitativos sobre os quantitativos , favorecendo a construção de conhecimentos, atitudes e valores que tomem o estudante solidário, critico,ético e participativo. Almejamos a construção de um sistema de ensino que possa se constituir em fator de mudança social, responsável pela formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social.

Esta Proposta Pedagógica visa assumir sua intencionalidade educativa comprometendo-se com a construção e consolidação de um Projeto Político Pedagógico cujos objetivos a serem alcançados exigiram da comunidade escolar alguns processos que passamos a identificar a seguir:

- Processo de participação: Sendo uma gestão democrática a participação deverá ser ressaltada na elaboração ou reelaboração do PPP.

-Processo de mobilização: Para que o projeto político-pedagógico seja, um instrumento de melhoria de qualidade da escola, ele precisa ser construído coletivamente, com responsabilidade e compromisso, a partir de um processo continuo de mobilização que envolve elaboração, execução, acompanhamento, avaliação e reelaboração.

-Processo de negociação: Nenhum processo se faz sem conflitos, portanto, a negociação se torna um elemento central na realização de qualquer trabalho que envolva a coletividade.

 

 

 

Em quais momentos o PPP é revisado:

 

Seguindo orientação da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, o PPP é revisado de quatro em quatro anos, havendo necessidade a comunidade escolar se reúne e são acrescentados alguns itens.

 

Projetos:

Há vários projetos dentro do currículo escolar:

* Laboratório de informática;

* Espaço de vivência e aprendizagem – EVA;

* Atendimento educacional especializado – AEE;

* Musicalização;

* PROERD;

* Programa de leituras;

* Projeto resgatando valores;

* Projeto vivenciando uma cultura de paz, construindo valores;

* Saúde e prevenção nas escolas- SPE;

 

 

Segundo o PPP os critérios de avaliação:

* Freqüência;

* O aluno ANEE terá sua avaliação diferenciada de acordo com suas habilidades;

* Participação nas aulas, nos trabalhos individuais e em grupo;

* Pontualidade na entrega de trabalhos e tarefas;

* Estética nos trabalhos (orientado pelo professor);

* Postura ética;

* Desempenho do aluno nas avaliações;

* Organização dos materiais para consulta e confecção dos trabalhos;

* Em caso de falta o aluno deverá apresentar uma justificativa por extenso ou atestado médico;

 

Recuperação Paralela: Deverá ocorrer durante o ano letivo, possibilitando a auto avaliação, a superação das dificuldades bem como a compreensão d

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais