Buscar

Principais diferenças entre as bactérias gram positivas e negativas?

diferenças comparativas

💡 10 Respostas

User badge image

Kariston Amorim

  • Gram-positivas: bactérias que possuem parede celular com uma única e espessa camada de peptidoglicanos. Pelo emprego da coloração de Gram, tingem-se na cor púrpura ou azul quando fixadas com cristal violeta, porque retêm esse corante mesmo sendo expostas a álcool.
  • Gram-negativas: bactérias que possuem uma parede celular mais delgada e uma segunda membrana lipídica - distinta quimicamente da membrana plasmática - no exterior desta parede celular. No processo de coloração o lipídio dessa membrana mais externa é dissolvido pelo álcool e libera o primeiro corante: cristal violeta. Ao término da coloração, essa células são visualizadas com a tonalidade rosa-avermelhada do segundo corante, safranina que lhes confere apenas a coloração vermelha.

 

Sendo assim, a principal diferença entre as duas está na parede celular: as gram-positivas apresentam uma espessa camada de peptideoglicanos na parede celular, enquanto as gram-negativas uma parede celular dupla, externamente formada de carboidratos, proteínas e fosfolipídeos e, internamente, constituída de peptideoglicanos. 

51
Dislike4
User badge image

Savia Morais

Gram positivas: presença de ácido tecóico e maior quantidade de peptidioglicano;

Gram negativas: presença de membrana externa, menor quantidade de peptideoglicano e presença de lipopolissacarídeos(LPS).

14
Dislike2
User badge image

Tiago Siebert

Kariston Amorim CUIDADO!! "Gram-positivas: bactérias que possuem parede celular com uma única e espessa camada de peptidoglicanos."

Pelo Tortora (Microbiologia 10ª ed.) a Gram + possui VÁRIAS camadas de Peptideoglicanos (NAG + NAM), formando uma estrutura Espessa e Rígida.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais