Buscar

A extinção da personalidade jurídica da pessoa natural?

A extinção da personalidade jurídica da pessoa natural?

💡 4 Respostas

User badge image

Marcio Sousa

A personalidade civil, então, têm início diante do nascimento com vida, com ar nos pulmões!

Embora a personalidade civil se inicie apenas diante do nascimento com vida, a lei, desde a concepção, resguarda os direitos do nascituro.

Quanto ao fim da personalidade, conforme o art. 6º do Codigo Civil, tem-se que se extingue somente com a morte, ou por declaração de ausência.

Conforme a lei, haverá situações em que a morte será presumida, conforme o art. 7º do CCB. Seriam aquelas situações em que a pessoa se encontrava em extremo perigo de vida, ou em casos de guerra, se após dois anos não forem encontrados.

Espero ter ajudado.

Marcio

2
Dislike0
User badge image

Lyra

não entendi muito bem do que se trata. a pergunta é se ocorre extinção da personalidade civil de uma pessoa natural em vida? este fenomeno recebe o nome de morte civil. Era muito corriqueiro no direito romano, mas atualmente não é mais admitido. Hoje, somente se extingue a personalidade jurídica com a morte. o que é morte? há vários entendimentos sobre qual o momento da morte... mas hoje está mais ou menos pacificado que é a cessação da atividade encefálica, inclusive para possibilitar a doação de órgãos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais