Buscar

Como as bactérias são classificadas conforme a temperatura?

Fisiologia Microbiana

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Como sabemos, a temperatura tem grande influencia no crescimento das bactérias, pois sua variação faz com que outros parâmetros importantes para a sobrevivência do mesmo, sejam alterados. Sendo assim as bactérias são completamente dependentes dessa variação e algumas variações muito bruscas podem prejudicar sua sobrevivência. Apesar disso, alguns tipos de bactérias são resistentes a essa variação e com isso conseguem se preservar sem muitos problemas. Nesse âmbito, elas podem ser classificadas de três maneiras que são as psicrófilas, mesófilas e termófilas. Asa bactérias mesófilas.  As bactérias psicrófilas, são as que conseguem se desenvolver em temperaturas muito baixas, que na maioria das vezes são temperaturas negativas, onde ocorre a formação de gelo. Já as mesófilas, como o nome sugere, são os tipos de bactérias que se desenvolvem em ambientes com temperatura ambiente. Por fim as termófilas, são bactérias que crescem apenas em temperaturas elevadas, na maioria das vezes temperaturas superiores a 100 ºC.

2
Dislike0
User badge image

Matheus Leonardo

Cada tipo de bactéria apresenta uma temperatura ótima de crescimento, em torno desta temperatura observa-se um intervalo dentro do qual o desenvolvimento também ocorre, sem, no entanto, atingir o seu máximo. Ultrapassado o limite superior, rapidamente ocorre desnaturação do material celular e, conseqüentemente, a morte da célula. As temperaturas inferiores à ótima levam a uma desaceleração das reações metabólicas, com diminuição da velocidade de multiplicação celular, que em caso extremo, fica impedida. As variações quanto ao requerimento térmico permite classificar as bactérias segundo a temperatura ótima para o seu crescimento, em:


- psicrófilas: entre 12 e 17º C
- mesófilas: entre 28 e 37ºC
- termófilas: 57 e 87ºC


Embora grupos excêntricos, que necessitam de altas temperaturas para o seu crescimento, a maioria concentra-se no grupo de mesófilas, principalmente as de interesse médico, veterinário e agronômico.

3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais