Buscar

O que é averbação?

São todas as alterações que ocorrem no registro de um imóvel. Trata-se de um histórico de mudanças realizadas no imóvel. Atos de averbação são: Habite-se; que é expedida pela prefeitura do município, mudança no estado civil; casamento ou divórcio, entre outros. No caso de cancelamento de hipotecas, também é necessário averbar o imóvel.

💡 4 Respostas

User badge image

Fabíola Moura

Boa tarde, Josy!

Olha, podemos dizer que averbação é o ato ou efeito de averbar, ou seja, anotar, registrar. É escrever à margem de um título ou registro, acrescentando-lhe dados e informações. Cumpre destacar, ainda, que a averbação é uma delegação do poder público, realizada por notários, com as prerrogativas necessárias para realizar atos capazes de intervir no conteúdo do registro.

Espero ter ajudado.

Att.

1
Dislike0
User badge image

Lucas Emanuel.

Em matéria de direito registral, averbações são aquelas que não são taxativas, previstas no artigo 167, inciso II da Lei n. 6.015/1973.

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Averbar nada mais é do que o ato de anotar, fazer constar algo num registro.

Ex.: Em regra, os imóveis devem ser levados registrados no Cartório de Registro de Imóveis. Quando esse imóvel é vendido, o nome do novo proprietário será averbado no registro, isto é, faz-se constar essa nova informação, sem apagar os dados anteriores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais