Buscar

alguem pode ajudar, por favor??

Sobre o direito à saúde, previsto como direito social na Constituição Federal, assinale a correta. A É dever do Estado e tem caráter contributivo, ou seja, impõe-se a necessidade do cidadão contribuir previamente para ter acesso à saúde. B A saúde, assim como a assistência social, é um direito universal de todo cidadão, dever do Estado e de natureza não-contributiva, ou seja, para ter acesso à saúde não é necessária contribuição social prévia. C Foi em 1930, com Getúlio Vargas que a saúde passou a ser tratada como direito fundamental e universal, de natureza não-contributiva, rompendo com o modelo de medicina previdenciária D Foi com a Constituição de 1988 que foram adotadas as primeiras medidas sanitaristas, em razão do alastramento de diversas doenças como a varíola, malária, febre amarela, etc.

💡 5 Respostas

User badge image

Luan Nascimento

Acredito que a correta seja a letra D. Encontrei neste site http://misodor.com/SUSBRASIL.php o seguite texto sobre a criação do SUS e a reforma sanitarista: 

"

É importante notar que a luta pela instituição do SUS parte da base da sociedade.

As revindicações que nortearam o movimento que ficou conhecido por "Movimento Sanitarista" eram apresentadas, fundamentalmente, por meio dos secretários municipais de saúde e foram catalisadas na 8"Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. As resoluções dessa Conferência deram os parâmetros que mais tarde viriam a ser inscritos na Constituição de 1988.
Antes disso existia um "duplo comando" na área da saúde, pois o Ministério da Saúde cuidava das ações preventivas e o Ministério da Previdência Social incumbia-se pela prestação dos serviços médicos curativos. O acesso a esses serviços médicos curativos, até então não era um direito de todos, universal, mas somente dos que contribuíam para o sistema de então, que era ligado ao Ministério da Previdência Social. Somente os trabalhadores com carteira registrada, pois, faziam jus aos serviços públicos de saúde. 

"

1
Dislike0
User badge image

SABRINA MARIANA

letra b é a correta.

0
Dislike0
User badge image

Luzi Santos

Isso,letra b;correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas