Buscar

Comunicação significa “estar em relação com”,

Comunicação significa “estar em relação com”, representa a ação de pôr em comum, de compartilhar as nossas ideias, os nossos sentimentos, as nossas atitudes. Nesse sentido, identifica-se com o processo social básico: a interação. É uma troca de experiências socialmente significativas; é um esforço para a convergência de perspectivas, a reciprocidade de pontos de vista e implica, dessa forma, certo grau de ação conjugada ou cooperação.”
MENEZES, EDB. Fundamentos sociológicos da comunicação. In. SÁ, A. (coord.). Fundamentos científicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.

Considerando a exposição de Menezes (1973, p. 153), pode-se afirmar que:

I – A Comunicação humana é uma interação mútua, que se constrói quando o entendimento dos códigos linguísticos comuns. Há uma intenção de compreender o ser compreendido para determinado objetivo.

II – O emissor é o responsável pela interação que caracteriza a comunicação humana, sendo que o receptor percebe a mensagem e a decodifica em um processo que considera a sua construção de vida – suas crenças, seus valores etc.

III – Se a comunicação é um fenômeno que requer a interação das partes, não há cultura sem comunicação, sendo esta socialmente construída, bem como não há o desenvolvimento humano sem ela.

Considerando as afirmações acima, é possível afirmar:

💡 3 Respostas

User badge image

Rômulo Ranniere

Estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais