Buscar

MICROEMPRESA responde de forma ilimitada?

Um empresário individual no regime de Microempresa(LC 123/11) responde de forma ilimitada? Mesmo possuindo registro no CNPJ? Explique.

💡 4 Respostas

User badge image

Breno Jorge Félix

Independente de ser Microempresa, em se tratando de empresário individual, a responsabilidade é ilimitada, visto que o empresário em nome individual atua sem separação jurídica entre os seus bens pessoais e os seus negócios (não vigora o princípio da separação do patrimônio).

3
Dislike1
User badge image

André Luis Albino de Moraes Marques

O empresário individual não pode ter responsabilidade limitada, sendo esta exclusiva para a sociedade empresária. A pessoa física, no empresário individual, responde de forma ilimitada as obrigações de sua pessoa jurídica.

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

Sim. Mesmo possuindo CNPJ, não há limitação de responsabilidade do empresário individual no regime de Microempresa, conforme previsto na Lei Complementar nº 123. A esse fenômeno se dá o nome de "confusão patrimonial".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais