Buscar

diferença entre execução e processo de conhecimento

💡 2 Respostas

User badge image

Patrícia T.

O processo de conhecimento, é a fase em que o judiciário é provocado. O juiz toma ciência dos fatos e fundamentos a partir da petição inicial do autor, é nessa fase que ocorre a produção de provas, a oitiva das partes e testemunhas, assim dando conhecimentos dos fatos ao juiz para que ele possa aplicar corretamente o direito ao caso concreto, com o proferimento da sentença. Já o processo e execução é a fase onde se busca o cumprimento da decisão/ a satisfação de uma prestação devida. 

 

Processo de conhecimento (visa o reconhecimento do direito)

Processo de execução (visa a efetivação do direito reconhecido)

 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Atualmente, o mais correto é tratar de fase de conhecimento e fase de execução.

É que prevalece o processo sincrético, que abarca ambas as fases, diversamente do que ocorria no passado, em que havia o processo de conhecimento e, de posse da decisão prolatada, se ajuizava ação autônoma de execução.

Pois bem, feita a ressalva, como o próprio nome diz, no processo ou fase de conhecimento serão conhecidos os fatos e provas, com apresentação de argumentos do autor na petição inicial, bem como do réu na contestação e reconvenção, com possibilidade de resposta nessa última e manifestação em réplica. Ademais, serão analisados os requisitos de admissibilidade e fixados os pontos controvertidos, bem como as provas necessárias para dirimi-los. Por fim, o juiz irá proferir sentença, colocando termo ao processo, sendo certo que cabem diversos recursos, até que a decisão transite em julgado, formando título apto à fase de execução.

Quanto à execução, ainda existe maior independência como processo autônomo, posto que pode se fundar em título executivo judicial (fase de execução ou ajuizamento para execução autônoma em caso de sentença arbitral ou prolatada em juízo criminal) ou título executivo extrajudicial, que dispensa fase de conhecimento anterior à execução.

`No processo ou fase de execução serão realizados todos os meios para discutir o adequado cumprimento de obrigações estabelecidas nos títulos executivos, sejam judiciais ou extrajudiciais. Se estabelecerá o quantum, a forma, o cumprimento ou inadimplemento, bem como serão adotadas todas as medidas necessárias para dar efetividade ao que se estabeleceu no título. Devemos lembrar que, apesar de caber defesa e recursos, não é possível rediscutir o mérito da ação ou fase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais