Buscar

[NEUROFISIOLOGIA] como ocorre a detecção e o processamento (transdução e vias neuronais envolvidas) de um odor?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A sensação de olfato é complexa. A percepção do odor é influenciada por muitos fatores únicos para cada indivíduo, bem como fatores ambientais externos. A base da percepção do odor é o contato entre moléculas químicas, principalmente no estado gasoso, que pode ser detectado pelo epitélio olfatório.


As moléculas odoríferas entram em contato com o epitélio olfatório no topo da cavidade nasal e estimulam múltiplos receptores celulares quimicamente. Os impulsos elétricos gerados pelas células do epitélio olfatório são transmitidos através do nervo olfativo no sistema olfativo central localizado no sistema límbico. Um ramo do quinto nervo craniano, o trigêmeo, é o veículo para a percepção de irritação no nariz, na nasofaringe e na orofaringe, bem como na sensação de paladar e olfato.


O nervo trigêmeo também contribui para avaliar a magnitude da percepção do odor mesmo sem irritação. É interessante notar que algumas moléculas são detectadas também pela irritação como pelo olfato: amônia, NOx, ozônio, ect. A percepção de um odor pelos seres humanos resulta de um estímulo. Inclui informações importantes como a intensidade do odor e a qualidade do odor. Nossa capacidade de coletar essas informações torna o olfato um sentido muito complexo. Todos os parâmetros bioquímicos ainda não são totalmente compreendidos pelos especialistas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais