Buscar

Como se define? E como calcular o limite de fluência de um material?

resumidamente qual é a definição de fluência. Existe um calculo geral para calcular a essa tensão? ou é apenas experimental?

💡 4 Respostas

User badge image

Angela Maria Pasquali

Definição - O que é Fluência

Fenômeno pelo qual metais e ligas tendem a sofrer deformações plásticas quando submetidos por longos períodos a tensões constantes, porém inferiores ao limite de resistência normal do material. Pode ser ativada pela temperatura (sua ocorrência é comum a temperaturas elevadas), e se manifesta com o passar do tempo. Esta deformação produz fissuras no material e pode levar à ruptura. À temperatura ambiente, a deformação das estruturas metálicas é muito pequena, a não ser que a carga adquira uma tal intensidade que se aproxime da tensão de ruptura. Entre os equipamentos que estão sujeitos a falhar por fluência estão as turbinas a jato e os geradores a vapor.

Fonte:

http://www.cimm.com.br/portal/verbetes/exibir/523-fluencia

 

 

Determinação do limite elástico

 
Determinação do limite elástico convencional.

Se dispõe-se as tensões em função das deformações em um gráfico se observa que, em um princípio e para a maioria dos materiais (os elastômeros não o cumprem, por exemplo), aparece uma zona que segue uma distribuição quase linear, onde a pendente é o módulo de elasticidade E. Esta zona corresponde às deformações elásticas do material até um ponto onde a função muda de regime e começa a curvar-se, zona que corresponde ao início do regime plástico. Esse ponto é o ponto de limite elástico.

Devido à dificuldade para localizá-lo exatamente e com total fidelidade, já que nos gráficos experimentais a reta é difícil de determinar e existe uma banda onde poderia situar-se o limite elástico, em engenharia se adota um critério convencional e se considera como limite elástico a tensão a qual o material tem uma deformação plástica de 0,2% (ou também ε = 0.002)

2
Dislike0
User badge image

Angela Maria Pasquali

Se precisara de algum arquivo me avisa que mando por e-mail

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais