Buscar

O que são domínios e motivos na estrutura tridimensional das proteínas?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Domínio é parte da cadeia de uma proteína que tem a capacidade de dobrar a Proteína e torna-la tridimensional. Já os Motivos são as menores unidades de sequência das famílias das proteínas(a menor unidade estrutural).
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

dreyfus.ib.usp.br/bio456 / cap9.pdf Acesso o site acima↑. Tentei enviar o documento, mas sem sucesso. Esse arquivo vai tirar suas dúvidas.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um domínio proteico é uma parte conservada de uma dada sequência proteica e estrutura que pode evoluir , funcionar e existir independentemente do resto da cadeia proteica. Cada domínio forma uma estrutura tridimensional compacta e muitas vezes pode ser independentemente estável e dobrado . Muitas proteínas consistem em vários domínios estruturais. Um domínio pode aparecer em uma variedade de proteínas diferentes.


A evolução molecular usa domínios como blocos de construção e estes podem ser recombinados em diferentes arranjos para criar proteínas com diferentes funções. Os domínios variam em comprimento entre cerca de 25 aminoácidos até 500 aminoácidos de comprimento. Os domínios mais curtos, comodedos de zinco, são estabilizados por íons metálicos oupontes dissulfídicas.


Os domínios geralmente formam unidades funcionais, como odomíniodamão EF deligação de cálciodacalmodulina. Por serem independentemente estáveis, os domínios podem ser "trocados" porengenharia genéticaentre uma proteína e outra para produzirproteínas quiméricas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais