Buscar

Quais as principais ideias trabalhadas por Marx e Engels na obra a ideologia alemã?

uma síntese

💡 2 Respostas

User badge image

Grendula

mada a resposta
0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Karl Marx e Friedrich Engels foram filósofos revolucionários alemães autores da obra “Ideologia Alemã”. Pouco tempo depois da Revolução Industrial, Marx e Engels se juntaram para redigir algumas das obras mais importantes para a Filosofia e Sociologia, as principais ideias trabalhadas por eles foram: 

- O socialismo científico: A teoria das bases produtivas e sociais do sistema capitalista a fim de visualizar o que seria uma 'sociedade ideal'. 

- O materialismo histórico e dialético: A relação do mecanismo capitalista e das mudanças da sociedade humana.

- A mais-valia e o modo de produção: Os autores criticam o papel do trabalhador como fonte de empoderamento e acumulação de riqueza dos patrões. 

- A ideologia, a alienação e o fetichismo: Marx e Engels trazem luz a uma consciência falsa das relações de produção.  

- A luta das classes: Ambos sociólogos falam sobre a divisão da sociedade em classes devido a submissão da classe operária aos que detém o controle dos meios de produção. 

- A ditadura do proletariado: Os autores afirmam que qualquer forma de governo pode ser considerada uma ditadura, uma vez que nele uma classe se impõe a outra. Eles afirmam também que o uso da força e da violência tem papel importante no processo de transformação revolucionária.    

- O materialismo dialético na ciência: Foi proposto por ambos autores uma metodologia sociopolítica com a finalidade de superar as iniquidades e fragilidades do sistema capitalista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais