Buscar

Como o conceito de “massa” foi utilizado nas primeiras pesquisas em comunicação?

💡 4 Respostas

User badge image

Giovana Baggio Strapazzon

Eram tratados com uma massa amorfa. Para os primeiros estudiosos das Teorias era só um grande volume populacional que segundo eles só absorvia oque ouvíam, líam e víam não tinham como pensar ou contradizer.

2
Dislike0
User badge image

Mário Pinheiro Filho

O conceito de "Massa" também atribuia aos receptores, como "atomizados, separados uns dos outros e com isso, pessoas mais manipuláveis!! A desunião desde sempre foi utilizada como instrumento para controlar a sociedade. 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A comunicação é um processo cíclico composto por, segundo Robbins (2004), emissor, mensagem, código, canal, receptor e ruídos. O código é utilizado para transformar uma ideia em mensagem através de símbolos. Para a codificação desses símbolos, é justamente a junção de vários símbolos que formam a mensagem emitida adequada para o canal utilizado, e a decodificação é a leitura e compreensão da mensagem recebida.

Os únicos meios de comunicação são a linguagem verbal e a não verbal, visto que a linguagem verbal é a língua falada, onde uma pessoa fala e outras escutam. A linguagem não verbal são todos os outros meios de comunicação, como dança, teatro, pinturas, esculturas, gestos, até mesmo a Língua Brasileiras de Sinais.

Nesse contexto, o conceito de comunicação de massa surgiu para denominar os meios de disseminação de informações com a capacidade de atingir um elevado número de receptores ao mesmo tempo ao partir de somente um emissor. Os principais exemplos são jornais, televisão, internet e cinema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais