Buscar

Como foi o surgimento da noção de uma sociedade de massas no seio da sociedade moderna?

💡 4 Respostas

User badge image

Evandro Cunha

  • "A cultura de massas oiginou-se no jornal com seus coadjuvantes, o telégrafo e a fotografia. Acentua-se com o surgimento do cinema, uma mídia feita para a recepão coletiva. Mas foi só com a TV que se solidificou a ideia do homem de massa junto com a ideia de mass media. Não fazíamos ideia de que existiam coisas como consumo de massa e psicologia de massa até a televisão fazer delas seu próprio conteúdo. A lógica da televisão é a de uma audiência recebendo informação sem responder. O único feedback possível se dá através de medições, padrões de compra e estudos de mercado. Disso decorre a natureza fundamental de um meio de difusão: o padrão de energia viaja num só sentido, na direção do receptor, para ser consumido com uma resistência mínima, o que cria condições favoráveis para a promoção e distribuição de produtos com ênfase na persuasão e na embalagem. Por isso mesmo, televisão significa também publicidade sem limites e o conteúdo da publicidade é também o conteúdo de um novo tipo de consciência coletiva"  

    SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 1. Ed. São Paulo. Paulus, 2003, p. 79;

     

    Recomendo a leitura docapítulo deste livro para melhor compreensão. Bons estudos!

     
 
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A comunicação é um processo cíclico composto por, segundo Robbins (2004), emissor, mensagem, código, canal, receptor e ruídos. O código é utilizado para transformar uma ideia em mensagem através de símbolos. Para a codificação desses símbolos, é justamente a junção de vários símbolos que formam a mensagem emitida adequada para o canal utilizado, e a decodificação é a leitura e compreensão da mensagem recebida.

Os únicos meios de comunicação são a linguagem verbal e a não verbal, visto que a linguagem verbal é a língua falada, onde uma pessoa fala e outras escutam. A linguagem não verbal são todos os outros meios de comunicação, como dança, teatro, pinturas, esculturas, gestos, até mesmo a Língua Brasileiras de Sinais.

Nesse contexto, o conceito de comunicação de massa surgiu para denominar os meios de disseminação de informações com a capacidade de atingir um elevado número de receptores ao mesmo tempo ao partir de somente um emissor. Os principais exemplos são jornais, televisão, internet e cinema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais