Buscar

Como calcular o yaj do coeficiente de Pearson r²?

Boa noite. Na fórmula do coeficiente de Pearson temos a seguinte variavel: yaj. Como calculá-la?

A fórmula completa é:

 

r² = 1 - (n *  Σ(yi -yj)² / n. Σyi² - (Σyi)²)




Não tenho certeza, mas seria substituir os valores de x na fórmula que descobrimos do ajuste aplicado e somar cada um desses valores? 

💡 2 Respostas

User badge image

pieter maximo

person?

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O coeficiente de correlação de Pearson (r) ou coeficiente de correlação produto-momento ou o r de Pearson mede o grau da correlação linear entre duas variáveis quantitativas. É um índice adimensional com valores situados ente -1,0 e 1.0 inclusive, que reflete a intensidade de uma relação linear entre dois conjuntos de dados. Este coeficiente, normalmente representado pela letra "r" assume apenas valores entre -1 e 1. r= 1 Significa uma correlação perfeita positiva entre as duas variáveis. r= -1 Significa uma correlação negativa perfeita entre as duas variáveis - Isto é, se uma aumenta, a outra sempre diminui. r= 0 Significa que as duas variáveis não dependem linearmente uma da outra. No entanto, pode existir uma outra dependência que seja "não linear". Assim, o resultado r=0 deve ser investigado por outros meios.  O coeficiente de correlação de Pearson é definido como: 

\begin{displaymath}r = \frac{ \sum_i (x_i- \bar{x})(y_i - \bar{y})}{\sqrt{\sum_i (x_i-
\bar{x})^2 \sum_i (y_i- \bar{y})^2}}.\end{displaymath}

Ele quantifica a força de associação linear entre duas variáveis, e portanto descreve quão bem uma linha reta se ajustaria através de nuvem de pontos. Se os pontos caem exatamente sobre uma linha crescente então $r=1$, e se eles caem exatamente sobre uma linha decrescente, $r=-1$.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais