Buscar

Qual a relação entre força, poder e legitimidade

Quero saber há relação entre elas , ou se não existe.

💡 5 Respostas

User badge image

Leonardo Porto Batista

Creio que não existe uma certa relação entre os três, porém um se encaixa no outro.

2
Dislike0
User badge image

Lyra

particulamente entendo que o poder legítimo dispensará o uso da força. Alicerçado nas ideias de Foucalt e Carl Schimit, peço venia para usar uma metáfora...o poder e a legitimidade são um casal de dançarinos, ora exise contraposição, ora existe imposicão e, por fim, ora existe superposição, mas, ainda assim, cada dançarino preciso do outro para dar sentido ao seu movimento. O poder é um fato, o poder se impõe, o poder é comando. A legitimidade é a aceitação, ou seja, o poder legitimo é tido como bom, ou melhor, o poder legítimo é estável.  O direito serve a ambos, é o comando do pdoer, que é robustecido ao se revistir de legitimidade. Assim, quando aceita-se um comando, prescinde-se da força, entendida como poder corcitivo!

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Devemos aplicar nossos conhecimentos em Direito para responder a questão.


Força, poder e legitimidade estão profundamente conectados. Quando falamos em poder, entendemos que é a capacidade de agir e mandar. Quem manda pode-se utilizar ou da legitimidade, ou da força para ser obedecido. O poder legitimo é consensual. É atribuído a algum órgão ou individuo a tarefa de mandar baseado em um consenso de que o bem comum será atingido. Nesse caso, a força não precisa ser empregada.


O poder não legitimo geralmente está fundado na força e é utilizada como medida coercitiva. O poder fundado na força se torna perigoso, a medida em que para substitui-lo, basta que uma força maior tome o poder.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais