Buscar

bioquimica

Com base no artigo indicado no fórum de orientação da Atd1, elabore um texto explicando:

a)    Os radicais livres são nocivos ao nosso organismo? Justifique sua resposta.

b)   Como o uso dos antioxidantes pode auxiliar nosso organismo?

 

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Westphal Vieira

a)“Eles podem danificar as células sadias do nosso corpo, inclusive o DNA. Quando produzidos naturalmente ao longo da vida são, em sua grande maioria, neutralizados por enzimas protetoras. Porém, existem fontes externas a que nos expomos no dia a dia que podem contribuir para a formação em excesso dos radicais livres, promovendo danos irreparáveis”

 

b) “Eles são substâncias que se ligam aos radicais livres para neutralizá-los e podem ser adquiridos através de uma alimentação balanceada - rica em vitaminas -, ou por meio do consumo de complexos antioxidantes em cápsulas ou dermocosméticos”

FONTE: https://www.dermaclub.com.br/noticia/o-que-sao-radicais-livres-saiba-como-eles-agridem-a-pele-e-as-formas-para-neutraliza-los-com-antioxidantes_a674/1

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder a pergunta é necessário entender primeiro se um radical livre é nocivo ou não, e se um antioxidante pode auxiliar o organismo num eventual combate ao efeitos negativos destes radicais. 


Radicais Livres: São definidos como moléculas capazes de permanecer com um ou mais elétrons desemparelhados dentro de sua última camada eletrônica, sendo assim altamente instáveis e reativos. Eles são formados a partir de reações químicas de oxirredução. A molécula que sofre oxidação perde elétron para a molécula que sofre redução, a qual ganha elétrons. Tanto o ganho como a perda de elétrons pode gerar uma situação de desemparelhamento dos elétrons de uma segunda molécula, tornando-a um radical livre.


Efeitos Nocivos: No organismo, o principal efeito da presença de radicais livres e outras espécies reativas de oxigênio é a aceleração do processo de envelhecimento, pelos seus efeitos deletérios podendo levar a morte celular. Além disso, eles contribuem para o desenvolvimento de doenças degenerativas tais como catarata, enfisema, artrite, doença de Parkinson, diabetes e câncer. Os efeitos danosos promovidos são muito variados quanto às formas de manifestação e dependem de inúmeros fatores associados ao tipo de radical livre, seu potencial de dano, seu local de ação e a capacidade do organismo de combater seus efeitos.


Antioxidantes: Organismos aeróbicos como o do ser humano precisam lidar com uma produção constante de radicais livres, e para isso apresentam mecanismos antioxidantes. Os antioxidantes são enzimas produzidas em nosso organismo ou substâncias adquiridas através dos alimentos e que neutralizam a ação dos radicais livres em excesso em nosso corpo.

No sistema antioxidante endógeno são produzidas enzimas pelo nosso organismo e, no sistema antioxidante exógeno, ocorre a produção de substâncias resultantes da ingestão de alimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image