Buscar

quais os sinais e sintomas de alcalose e acidose?

💡 2 Respostas

User badge image

Kku Franco

SINTOMAS A acidose pode não causar nenhum sintoma ou pode estar associada a sintomas inespecificos, cono fadiga, náuseas e vômitos. Acidose aguda pode causar também aumento da frequência e da profundidade da respiração, confusão, cefaleia,e, em casos extremos, convulsões, coma e morte. Os sintomas de alcalose em geral são resultantes de perda de potássio ( K+) e podem incluir irritabilidade, fraqueza e contraturas musculares. CAUSAS Acidose respiratoria: Eliminação de CO2, causando um aumento de H+ e consequentemente acidemia. *Diminuição da frequencia respiratória por medicamentos ou distúrbios do sistema nervoso central; *Respiração prejudicada por dificuldade dos movimentos respiratorios causada, por exemplo, por um traumatismo ou pela presença de ar entre os pulmões e a parede toraxica ( pneumotorax); *Doença nervosa ou muscular afetando os músculos respiratorios (miastenia grave, botulismo, esclerose amiotrófica lateral, síndrome de Guillain -Barré; *Obstrução das veias aereas (alimentos ou corpos estranhos ); *Doença pulmonar ALCALOSE RESPIRATÓRIA * Hiperventilação resultante de ansiedade, dor, choque; *Medicamentos (aspirina); *Pneumonia, congestão ou embolia pulmonar; *Exercício, febre; *Tumor, traumatismo ou infecção(meningite, encefalite) do sistema nervoso central ; * Insuficiência hepática. Espero ter ajudado. Boa sorte !!!
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Se a quantidade de HCO3-(aq)  aumentar muito em relação a H2CO3(aq), o pH do sangue irá subir e teremos um caso de alcalose. Isso acontece em virtude de uma respiração muito rápida. Logo, a quantidade de CO2 no organismo irá reduzir, deslocando o equilíbrio químico para a esquerda e diminuindo a quantidade de H+(aq) (explicando o aumento do pH).


O contrário do exposto será a acidose e sua principal causa é a respiração reduzida, o que aumenta a concentração de CO2 no organismo.


A acidose pode causar desorientação, coma e finalmente morte. Se o pH sobe além de 7,45, diz-se que ela está com alcalose, ou alto pH sangüíneo.


A alcalose pode causar respiração fraca e irregular, câimbras musculares e convulsões. As duas condições podem ser "respiratórias", resultando de mudanças na concentração de H2CO3, ou "metabólicas", resultando de mudanças naconcentração de HCO3-.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais