Buscar

Gestão Estratégica - TD das Unid. 3 e 4

Situação problema:

 

A empresa Spartaccus é uma pequena empresa familiar que atua no ramo de construção civil, tendo como colaboradores as duas filhas do dono da empresa (Arquitetas) e seu genro, Almir (Gerente Comercial). Recentemente, a empresa ganhou uma licitação para construir 110 escolas municipais e José Augusto, engenheiro e dono da empresa, chegou à conclusão que não poderá resolver tudo sozinho, precisará de gente que contribua na parte de gestão de pessoas, uma vez que o foco dele será na obra, que é sua verdadeira especialidade. A empresa terá que contratar 2 mestres de obras, 1 eletricista e 3 encanadores para atender o novo contrato com o município. Acontece que suas filhas fazem parte da geração y, não atuam 40 horas semanais como deveria, apenas “aparecem” no final da tarde e o genro faz trabalho externo.

Agora, é sua vez de ajudar o Sr. José Augusto, que tem o perfil autoritário e vive entrando em conflito com as filhas. A sua missão será ajudá-lo a selecionar os cargos acima.

Se posicione como consultor de Rh. Você será responsável a ensiná-lo a gerenciar estrategicamente estas pessoas e preparar sua empresa para o futuro. Então, seu desafio será expor para o Sr. Augusto como deve deveria ser sua empresa e planejar a gestão de pessoas de forma que atenda as demandas do mercado. Ele te deu “carta branca” para organizar, contratar, avaliar e treinar.

Não esqueça que todo planejamento estratégico deve antever fatores de riscos e ações para eliminar ou minimizar transtornos. Vamos lá?

 

 

 

 

 

 

 

Procedimentos para elaboração do TD:

 

  1. Contextualize um plano de gestão de pessoas de forma sucinta, expondo para o Sr. Augusto o que pode ser realizado para profissionalizar a gestão, organizando seus “familiares” de maneira que seja formalizado.
  2. Elabore um organograma e explique as responsabilidades e atividades de cada cargo.
  3. Realize um plano de recrutamento e seleção dos cargos no enunciado, explicando os métodos melhores de recrutamento e seleção. Lembre-se que mesmo com “carta branca” a empresa deve ter um quadro enxuto e estratégico.
  4. Analise os fatores de riscos, conforme vimos na unidade 03 e elabore ações para reduzir ou eliminar estes riscos.

💡 7 Respostas

User badge image

Pedrinho Lopes

alguem tem essa resposta?

6
Dislike1
User badge image

Matheus Couto

Oi tenho o trabalho, chama no w.p.p22999241354

5
Dislike0
User badge image

Simone Nascimento

Alguém tem esse trabalho que possa me enviar?

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais