Buscar

como seria um mercado com excesso de oferta e excesso de demanda?

como seria um  mercado com excesso de oferta e excesso de demanda?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Escassez ou excesso de demanda são consideradas situações em que as pessoas desejariam comprar algo, mas que não podem encontrá-lo ao preço que estão dispostas a pagar. A situação de escassez de demanda ocorre quando o preço de mercado é maior do que o preço que os consumidores estão dispostos a pagar. Neste caso, do lado da oferta é necessário que se abaixe o preço e, conseqüentemente, o produtor irá ofertar uma quantidade menor.

Aumento da oferta

A situação de excesso de oferta caracteriza o desequilíbrio de mercado pela quantidade ofertada acima daquela que os indivíduos estão dispostos a consumir. Neste caso, há grande da quantidade ofertada e diminuição dos preços.

Aumento da demanda

A situação de excesso de demanda provoca um aumento do preço de mercado por parte do produtor, que passa a produzir mais unidades. Um exemplo foi a introdução das linhas de telefonia celular no mercado, quando a demanda não era atendida pela pequena quantidade ofertada, o que implicava preços elevados.

Naquela situação, identificava-se escassez de oferta. Posteriormente, o lado da oferta corrigiu o novo equilíbrio de mercado, aumentando o número de linhas disponíveis e passando a ofertar a preços mais baixos o serviço da linha.

Portanto, a oferta e a demanda de mercado podem ser ferramentas da teoria econômica que permitem a observação do comportamento dos agentes compradores e vendedores da economia em qualquer transação econômica considerada que implique preço, quantidade e outros fatores que influenciam o equilíbrio de mercado.

As implicações da oferta e da demanda no mercado sinalizam tendências daquela economia como a concorrência entre as empresas em que possam estar mais concentradas (poucas empresas dominando o mercado) ou menos concentradas (muitas empresas dominando o mercado).

1
Dislike0
User badge image

Lyra

Imagine, hipoteticamente, que não chova o necessário para uma boa safra de tomates, poucos tomates serão produzidos. Todo mundo compra tomates...pizzarias, consumidores finais, cantinas italianas... quem tem o pouco que sobrou, e também teve o prejuízo pela quebra da safra, irá aumentar o valor dos tomates que tem. Adam Smith escreveu sobre a mão invisivel, dizendo que o mercado se auto regula pela lei da oferta e da procura... o raciocínio é muito lógico...por exemplo... uma mulher que tem 10 homens dando em cima vai valorizar o passe, ao passo que uma que esta na seca há meses vai agarrar o primeiro que passar na frente (foi inevitavel a analogia kkk, desculpa). Hoje, na pratica, existem várias condutas voltadas a burlar esse mecanismo como carteis, holdings..etc

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais