Buscar

Sistema respiratório

Qual o resultado imediato esperado sobre a ventilação pulmonar durante:

  1. a) Administração de uma mistura gasosa de 5% de O2, 0,04% CO2 e 95% de N2.
  2. b) administração de uma mistura gasosa de 21% de O2, 5% de CO2, 73% N2.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

 

a) Nessas condições acontece a circulação pulmonar funcional que começa no ventrículo direito com a artéria pulmonar e termina no átrio esquerdo com as quatro veias pulmonares. A artéria pulmonar origina-se o ventrículo direito e depois ramifica-se em ramos em duas artérias pulmonares, uma para cada pulmão. 


Cada artéria pulmonar (direita ou esquerda) continua a ramificar dando origem a capilares. Os capilares formam uma rede em torno dos alvéolos pulmonares, onde participar na formação da barreira alvéolo-capilar (chamada membrana respiratória). 


b) Aqui temos a difusão que é o processo pelo qual o gás pulmonar passa entre o ambiente de gás alveolar sangue capilar pulmonar, de acordo com o gradiente de concentração (de alto para baixo concentração). Isso é influenciado por vários fatores: 

  • Gradiente de pressão; 
  • Constante de difusão de gás; 
  • Área da superfície de troca; 
  • Tempo de contato entre os dois ambientes.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

a) Nessas condições acontece a circulação pulmonar funcional que começa no ventrículo direito com a artéria pulmonar e termina no átrio esquerdo com as quatro veias pulmonares. A artéria pulmonar origina-se o ventrículo direito e depois ramifica-se em ramos em duas artérias pulmonares, uma para cada pulmão.


Cada artéria pulmonar (direita ou esquerda) continua a ramificar dando origem a capilares. Os capilares formam uma rede em torno dos alvéolos pulmonares, onde participar na formação da barreira alvéolo-capilar (chamada membrana respiratória).


b) Aqui temos a difusão que é o processo pelo qual o gás pulmonar passa entre o ambiente de gás alveolar sangue capilar pulmonar, de acordo com o gradiente de concentração (de alto para baixo concentração). Isso é influenciado por vários fatores:

  • Gradiente de pressão;

  • Constante de difusão de gás;

  • Área da superfície de troca;

  • Tempo de contato entre os dois ambientes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais