Buscar

mostre os íons formados entre os elementos abaixo e escreva as possíveis ligações irônicas entre esse íons :cs,sr,cl e se

💡 2 Respostas

User badge image

Caio Felipe Tacão

O Cs (Césio), por estar no grupo1 da tabela periodica possui carga de +1, para provar essa carga pode ser realizada a distribuição eletrônica:

55Cs – 1S2,2S2,2P6,3S2,3P6,4S2,3D10,4P6,5S2, 4D10, 5P6, 6S1

K=2, L=8, M=18, N=18, O=8, P=1, Logo será mais fácil doar 1 elétron, do que ganhar mais outros sete (questão energética). – Logo sua carga será +1, e o ion formado será o Cs+1.

 

O Sr (Estrôncio), Por estar no grupo 2 da tabela periodica possui carga de +2, para provar essa carga pode ser realizada a distribuição eletrônica:

38Sr – 1S2,2S2,2P6,3S2,3P6,4S2,3D10,4P6,5S2

K=2, L=8, M=18, N=8, O=2, Logo será mais fácil doar 2 elétrons, do que ganhar mais outros seis (questão energética). – Logo sua carga será de +2, e o ion formado será o Sr+2.

 

O Cl (Cloro), Por estar no grupo 7 da tabela periodica possui uma carga de -1, para provar essa carga pode ser realizada a distribuição eletrônica:

17Cl - 1S2,2S2,2P6,3S2,3P5

K=2, L=8, M=7, Logo será mais fácil receber 1 único elétron do que perder os sete (energeticamente inviável) – Logo sua carga será de -1, e o ion formado será o Cl-1.

 

O Se (Selênio), por estar no grupo 6 da tabela periodica possui uma carga de -2, para provar essa carga pode ser realizada a distribuição eletrônica:

34Se - 1S2,2S2,2P6,3S2,3P6,4S2,3D10,4P4

K=2, L=8, M=18, N=6, Logo será mais fácil receber 2 elétrons do que perder os seis (energeticamente inviável) – Logo sua carga será de -2, e o ion formado será o Se-2.

* AS LIGAÇÕES IONICAS:

Para que ocorra uma ligação iônica, temos necessariamente de ter um metal ligado a um ametal (não metal)

Os grupos 1,2,3 e 4 da tabela periódica são considerados metais, porém os grupos 3 e 4 possuem mais ametais (não metais), do que os outros grupos.

A ligação entre o ion Cs+1 (metal-presente no grupo 1) e o ion Cl-1 (Não metal – presente no grupo 7), é uma ligação iônica e seu produto é o sal Cloreto de Césio (CsCl).

A ligação entre o ion Cs+1 (metal-presente no grupo 1) e o ion Se-2 (Não metal – presente no grupo 6), é uma ligação iônica e seu produto é o Seleneto de Césio (Cs2Se).

A ligação entre o ion Sr+2 (metal- presente no grupo 2) e o ion Cl-1 (Não metal – presente no grupo 2), é uma ligação iônica e seu produto é o sal Cloreto de Estrôncio (SrCl2).

A ligação entre o ion Sr+2 (metal- presente no grupo 2) e o ion Se-2 (Não metal – presente no grupo 6), é uma ligação iônica e seu produto é o Seleneto de Estrôncio (SrSe).

espero que tenha lhe respondido bem a sua pergunta, um detalhe é que essas foram as possiveis ligações ionicas entre os compostos passados na descrição do excercicio.

Abç...

 

1
Dislike0
User badge image

Giovana nostálgica

Cs- carga -1
possíveis ligações: é um metal alcalino, portanto para que a ligação seja iônica pode ligar-se a qualque ametal. como por exemplo CsAu

Cr- carga -1 é um metal de transição externa, portanto para que a ligação seja iônica é preciso que ele ligue-se a um ametal, como por exemplo em Cr2O3

Cl- carga -1: é um ametal portanto precisa ligar-se a um metal para que haja ligação iônica. como por exemplo em NaCl

Se- carga 2-: é um calcogenio que deve ligar-se a um metal para que a ligação seja iônica. como em Na2Se 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Cs - carga -1

É um metal alcalino, portanto para que a ligação seja ionica pode se ligar a qualque ametal. Ex.: CsAu

Cr - carga -1

É um metal de transição externa, portanto para que a ligação seja ionica é preciso que ele se ligue a um ametal. Ex.: Cr2O3

Cl - carga -1

É um ametal portanto precisa se ligar a um metal para que haja ligação ionica. Ex.: NaCl

Se - carga 2- 

É um calcogênio que deve se ligar a um metal para que a ligação seja ionica. Ex.: Na2Se

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais