Buscar

a relação do meio interno com o líquido extracelular

💡 2 Respostas

User badge image

Leandro miranda de araújo

O LEC e o LIC sempre estão buscando o equilirio entre o meio intra e extracelular para manter assim a manuteçao da homeostasia.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Cerca de 56% do corpo humano são compostos de líquido. Embora a maior parte desse líquido fique no interior das células – e seja chamado de Líquido Intracelular (LIC) – cerca de 1/3 ocupa os espaços por fora das células e é chamado de Líquido Extracelular (LEC). O LEC se movimenta continuamente por todo o corpo.


É transportado rapidamente no sangue circulante e, em seguida, misturado entre o sangue e os líquidos teciduais por difusão através das membranas capilares. No LEC ficam os íons e nutrientes necessários às células, para a manutenção da vida celular. Portanto, todas as células partilham de um mesmo ambiente, o LEC, chamado Meio Interno.


Embora nossos corpos como um todo estejam relativamente adaptados para enfrentar um meio externo variável, suas células individualmente são muito menos tolerantes às mudanças. A maioria das células encontram-se protegidas do mundo externo pela zona tampão do fluido extracelular, assim, quando as condições fora do corpo mudam, tais mudanças se refletem na composição do fluido extracelular, que por sua vez afeta as células.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais