Buscar

Em relação aos genes ligados, podemos dizer que quanto maior a taxa de permutação, maior a distância entre os genes? Justifique sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Genes ligados, fenômeno também conhecido como linkage ou ligação gênica, ocorrem quando os genes responsáveis por determinar certa característica do indivíduo estão localizados no mesmo cromossomo. Isso faz com que a Segunda Lei de Mendel, que trata da segregação independente de genes situados em cromossomos diferentes, não seja valida para esses casos. Ou seja, os genes ligados não segregam-se de forma independente uns dos outros durante a meiose. A variabilidade genética, nesses casos, é promovida pela permutação (ou crossing-over) entre cromossomos homólogos, fenômeno que promove a troca de genes entre cromátides próximas. Quanto maior distância entre genes, maior será a taxa de permutação, devido a maior possibilidade de “pontos de contato” ou quebra entre as cromátides.
2
Dislike0
User badge image

katia santana

poderia explicar melhor

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais