Buscar

Texto sobre os indicadores antropométricos e saúde

💡 3 Respostas

User badge image

Rauni Arcanjo

INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS DE RISCOS À SAÚDE

 

Muito já foi comentado nos meios de imprensa, já existem milhares de estudos comprovando e os médicos sempre alertam: A atividade física faz bem para a saúde. Com este pensamento, um número cada vez maior de pessoas busca uma academia com objetivo de melhorar sua saúde.

Porém, o que significa melhorar sua saúde? Significa reduzir os riscos de desenvolver doenças, sejam elas de qualquer espécie (metabólicas, coronarianas, ósseas, auto-imunes, etc.). Desta maneira, como saber se os riscos estão reduzindo ou não? Existem duas maneiras que são comumente utilizadas: Indicadores metabólicos (colesterol, glicose, triglicerídeos) e antropométricos (que envolvem medidas do corpo).

Considerando que as academias nem sempre tem condições para realizar testes clínicos e retirar sangue, os indicadores antropométricos são amplamente utilizados para calcular o risco dos clientes e alunos de desenvolver doenças.

Muitos são os indicadores para avaliar a condição de saúde da pessoa e neste post irei apresentar os indicadores antropométricos mais comuns e práticos, para que você possa avaliar sua condição de saúde.

Índice de Massa Corpórea (IMC)

É tido a partir do resultado da divisão da massa corporal (em kilogramas) pela estatura (em metros) ao quadrado. Serva para identificar obesidade, subnutrição ou risco de predisposição à doenças. O resultado da divisão deve estar entre 18,5 e 24,9 kg/m².

IMC = Peso(Kg) / estatura(m)²

Circunferência de Cintura

Obtida na medida de menor circunferência abdominal, aproximadamente entre a ultima costela e o osso da bacia (ver imagem). A Circunferência de cintura está associada ao acúmulo de gordura na região visceral e intra-abdominal. O valor da medida deve estar abaixo de 80 cm para mulheres e abaixo de 94 cm para homens.

Relação Cintura-Quadril (RCQ)

Definida como o resultado da divisão da medida de circunferência de cintura pela circunferência de quadril (maior volume do glúteo). Assim como a medida anterior, a RCQ é associada ao acúmulo de gordura na região visceral e intra-abdominal. O resultado da divisão deve ser menor que 0,8 para mulheres e menor que 0,90 para homens.

RCQ = Circunferência de Cintura(cm) / Circunferência de Quadril(cm)

Relação Cintura Estatura (RCEst)

Considerada por alguns autores como a melhor forma de identificação de risco coronariano e acúmulo de gordura na região visceral e abdominal. A RCEst é encontrada a partir do resultado da divisão da circunferência do quadril pela medida de estatura. O valor encontrado deve ficar abaixo de 0,53 para mulheres e abaixo de 0,52 para homens.

RCEst = Circunferência de Cintura(cm) / Estatura(cm)

Percentual de Gordura (%G)

Demonstra a quantidade relativa de gordura no organismo. Existem várias formas de identificação desta medida, como medidas de dobras cutâneas, impedância bioelétrica, DEXA, pesagem hidrostática, entre outros. Para mulheres, o valor de %G deve estar abaixo de 23% e para homens, abaixo de 15%.

OBS: todos os valores de referência são para adultos.

Lembre-se! Independentemente de que resultados você tiver nos indicadores, sempre tenha hábitos de vida saudáveis (pratique exercícios, tenha uma alimentação equilibrada, não fume, etc.) para adquirir e manter sua saúde.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais