Buscar

Historia das Americas

O Nafta surgiu de um acordo bilateral celebrado por Estados Unidos e Canadá em 1998, no qual havia previsão de liberalização econômica entre as partes, formalizando as relações comerciais. Em 1992, o México aderiu ao acordo, dando início ao bloco regional. A meta dos Estados-membros era inicialmente a eliminação total das barreiras alfandegárias entre os três países”. Fonte: MERCHER, L.; FERREIRA. A. P. História Política comparada na América Latina. Curitiba: Intersaberes, p. 222 , CAPÍTULO 4, item 4.16, adaptado.

 

Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a ALCA a Área de Livre Comércio das Américas. Depois, assinale a alternativa que faz a análise correta:

 

I – A ALCA foi propostas pelos EUA, em 1994, durante a Cúpula das Américas. O objetivo era eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, com exceção de Cuba.

 

II – Para que a ALCA funcionasse, era preciso suprimir as barreiras ao comércio entre os membros, além de estabelecer isenção de tarifas alfandegárias para vários itens comercializados entre os associados. A abertura total deveria ocorrer até o ano de 2005.

 

III - O projeto da ALCA não pôde ser concretizado, especialmente pela existência do problema de disparidade econômica entre as economias dos países-membros e pela falta de infraestrutura na maioria dos países, dificultando o comércio exterior.

 

IV – A ALCA foi uma iniciativa dos países membros do MERCOSUL (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). A intenção era criar uma área de livre comércio na América Latina, para diminuir a influência econômica dos EUA na região.

A

Apenas a assertiva II, III e IV está correta

B

Apenas as assertivas I e III estão corretas

C

Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas

D

Apenas as assertivas II e IV estão corretas

E

Apenas as assertivas I, II e III estão corretas

QUAL RESPOSTA CERTA?

💡 5 Respostas

User badge image

Myris Silva

Também quero :)

1
Dislike0
User badge image

Daniel Junior

A resposta é a opcao. C
1
Dislike0
User badge image

Ailton Godoi

E

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais