Buscar

Explique de que forma ocorre a regulação do ciclo de vida de uma célula ?

💡 3 Respostas

User badge image

Caroline Lopes

O ciclo celular pode parar em determinados pontos e só avançar se determinadas condições se verificarem, tais como a presença de uma quantidade adequada de nutrientes ou quando a célula atinge determinadas dimensões. A regulação do ciclo celular é realizada pela presença de ciclinas e quinases ciclino-dependentes. 

0
Dislike0
User badge image

Amanda Lara

O primeiro ponto de verificação do ciclo celular ocorre em G1, chamado de "ponto de verificação de início", caso o ambiente seja favorável, a célula entrará no ciclo e poderá prosseguir à fase S. O 2º ponto de verificação ocorre entre G2 e a mitose ("ponto de verificação G2/M"), novamente verifica-se o ambiente e se todo o DNA está replicado, se tudo foi resolvido a célula entrará em mitose e terá seu último ponto de verificação: transcrição entre metáfase e anáfase; neste ponto de checagem, é verificado se todos os cromossomos estão ligados ao fuso e se estiverem, a célula acionará anáfase e prosseguirá à citocinese. Este processo é feito na presença de ciclinas e quinases dependentes de ciclinas (CDK). 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ciclo celular pode ser caracterizado como um grupo ordenado de eventos que levam a do crescimento da célula e a divisão em duas células filhas. Ocorre que, na fase G1, o Cdk promove a adição ao complexo de reconhecimento de replicação de DNA de reguladores chamados Cdc6, que recrutam Mcm, formando um complexo de DNA pré-replicativo, que recruta o maquinário de replicação genética.

Uma vez iniciada a fase S, o Cdk-S produz a dissociação de Cdc6 e sua subsequente proteólise, bem como a exportação para o citosol, Para que a origem da replicação não possa, até o próximo ciclo, recrutar um complexo pré-replicativo. Durante G2 e M, a exclusividade da estrutura de pré-replicação é mantida, até que, após a mitose, o nível de atividade de Cdk diminua e a adição de Cdc6 e Mdm seja permitida no ciclo seguinte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais