Buscar

Sobre as características do conhecimento empírico (popular, senso comum ou vulgar)

💡 3 Respostas

User badge image

Gil Silva

Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo. O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O conhecimento empírico, também denominado de conhecimento popular, é o conhecimento que adquirimos através da observação e da interação do ser humano com o ambiente ao redor.


É resultante do senso comum, e pode ser baseado em experiências, sem a necessidade de uma comprovação científica. Nele, não há uma preocupação em refletir criticamente sobre o objeto em observação, limitando-se apenas à dedução.


Como é adquirido por meio de simples deduções e sem provas concretas, é um conhecimento falível e inexato. Porém, ele pode ser verificado, pois se trata de coisas ligadas ao dia-a-dia.


Para exemplificar, pode-se citar um agricultor que, mesmo sem nenhum estudo, sabe exatamente quando plantar e colher cada vegetal, apenas por observar e aprender com os resultados de suas colheitas anteriores.


Portanto, o conhecimento popular caracteriza-se por ser baseado em experiências sem necessidade de fundamentação científica; ser infalivel; e inexato.

Fonte: https://www.diferenca.com/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico/. Acesso em 13 de julho de 2018.

0
Dislike0
User badge image

Kétura Paulino

Bem, o Conhecimento Empírico ou Popular, por ser algo que nós aprendemos à partir da nossa interação e observação do Mundo exterior, ou seja, das nossas vivências, nas características podemos dizer que sao superficiais, por se conformarem com a aparência, e assistemáticos, por não seguirem um sistema.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais