Buscar

Porque o pigmento não saiu das células quando houve plasmólise? E por que saiu quando as células plasmolizadas foram tratadas com álcool?

💡 4 Respostas

User badge image

Viviane Guzzo De Carli Poelking

Porque a membrana é semipermeável, o que sai é apenas aguá devido ao gradiente de potencial hídrico entre o meio externo e o citoplasma, gerando a plasmólise. quando a celula é colocada em um.meio com solvente orgânico, etanol, acetona, eter...a célular perde a seletividade, a membrana celular e o tonoplasto são formados por fosfolipídios e são danificados deixando sair o suco celular, por isso não é possivel mais ver o pigmento.
5
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Plasmólise é um fenômeno que ocorre nas células vegetais devido à semipermeabilidade da membrana citoplasmática e à permeabilidade da parede celular. Ocorre quando as condições do meio extracelular são hipertônicas, ou seja, possuem uma concentração maior do que a existente no interior da célula. Devido a isso, a água dentro do vacúolo sai para o meio hipertônico (osmose) e a célula fica desidratada, pois perde a água que a encheu, reduzindo seu tamanho.Nas células vegetais, esse fenômeno pode fazer com que a membrana plasmática se separe da parede da planta, sendo essa separação irreversível. Este tipo de plasmólise é chamado plasmólise permanente, ocorre quando a célula não pode retornar ao normal. Há também plasmólise incipiente, que é o caso em que a célula vegetal perde água, mas pode retornar ao estado natural ou vegetal.
1
Dislike0
User badge image

Expedito Cavalcante

Amigo nunca li a respeito mas tenho uma hipótese. A plasmólise ocorre por um efeito físico, onde a retração da célula quando exposta a meio mais concentrado que o próprio citoplasma, nesta contração não a perda de organelas ou outra substância pela célula, apenas água acredito. A parede celular secundária permanece intacta. Quando se adicona alcóol, há a diluição da clorofila pois o alcóol assim como a molécula de clorofila é um composto orgânico. Geralmente utilizam Acetona P.A. para a extração. 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais