Buscar

metodologia

1) Com relação às noções sobre a ética e a integridade na pesquisa científica, devemos levar em consideração inúmeros fatores, que corroboram com a ideia de uma autenticidade no desenvolvimento do trabalho acadêmico. Isso diz respeito às atitudes esperadas do pesquisador no tocante à elaboração de sua pesquisa, pois, caso contrário, todo seu trabalho pode ser considerado superficial e sem validade acadêmica, graças à não credibilidade de sua postura ética diante de seu objeto de estudo. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:

a) É necessário observar as exigências legais, além das possíveis restrições para a elaboração de uma boa pesquisa científica e de cunho acadêmico.

b) As exigências muitas vezes não dizem respeito ao contexto no qual a pesquisa será desenvolvida, o que possibilita algumas licenças acadêmicas.

c) As restrições estabelecidas ao desenvolvimento da pesquisa dizem respeito a uma postura ética dos chamados Comitês de Ética, algo que não é exigido do pesquisador.

d) Quando se pensa a dimensão da integridade da pesquisa científica, verifica-se a postura ética do pesquisador, o que gera uma inautenticidade da pesquisa.

e) O pesquisador, ao colocar-se de forma profissional diante de seu objeto de estudo, se exime de levar em consideração a responsabilidade que tem para 

💡 9 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A expressão “integridade da pesquisa”  vem sendo utilizada para demarcar um campo particular no interior da ética profissional do cientista, entendida como a esfera total dos deveres éticos a que o cientista está submetido ao realizar suas atividades propriamente científicas.


No interior dessa esfera, pode-se distinguir, por um lado, o conjunto dos deveres derivados de valores éticos mais universais que os especificamente científicos. São dessa natureza aqueles que compõem o campo da chamada Bioética, derivados, por exemplo, do valor (não especificamente científico) que é o respeito à integridade física, psicológica e moral dos seres humanos e do interdito (não especificamente científico) de submeter animais a tratamento cruel.


É enquanto pesquisador que um cientista se relaciona com os sujeitos e as cobaias de seus experimentos, mas não é por ser um pesquisador que ele deve preservar os direitos dos sujeitos de seus experimentos ou deve ponderar, no planejamento desses experimentos, o possível sofrimento de suas cobaias.


Portanto, do exposto acima, vemos que a alternativa correta é a Alternativa A.

 

Fonte:http://www.fapesp.br/6566

1
Dislike0
User badge image

ALAN MACEDO

Alternativa A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais