Buscar

qual e a função do colesterol na membrana plasmática

💡 2 Respostas

User badge image

João Victor

Ótima pergunta. O colesterol é necessário para construir e manter as membranas; modula a fluidez da membrana na gama de temperaturas fisiológicas. O colesterol reduz a permeabilidade da membrana plasmática para solutos neutros, prótons (íons de hidrogênio positivos) e íons de sódio. Recentemente, o colesterol também tem sido implicado na célula e sinalização de processos, auxiliando na formação de jangadas de lipídios na membrana plasmática. Formação de balsa lipídica traz proteínas do receptor em estreita proximidade com altas concentrações de segundo moléculas. Em muitos neurônios, uma bainha de mielina, rica em colesterol, já que ele é derivado de camadas compactadas de membrana da célula de Schwann, fornece isolamento para uma condução mais eficiente dos impulsos. Fabricação da Bile: é através dos ácidos biliares o único meio significativo pelo qual o colesterol pode ser excretado. É convertido a ácido biliares por ser mais hidrofóbico, o que facilita sua excreção. Os ácido biliares são secretados no duodeno, são agentes emulsificantes que ajudam na absorção de lipídeos e de vitaminas liposolúveis.

- Importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis A,D,E e K

0
Dislike0
User badge image

Lua

Dentro da membrana celular, o colesterol também funciona no transporte intracelular.. Ou seja, dentro da célula. Por condução nervosa, e sinalização de células. O colesterol é importantíssimo e essencial para a estrutura e função de caveola.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais