Buscar

Quais são as caracteristicas das células excitáveis?

💡 4 Respostas

User badge image

Lua

A forma de contração q elas fazem. São células permeáveis a mais de um íon . Como k+, Na+, Cl. Passam pela membrana através de canais seletivos próprios pra cada tipo.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As células excitáveis (neurônios, miócitos e células endócrinas) quando ativadas, tem o seu potencial de membrana modificado, saindo do repouso e fazendo com que o interior da célula fique menos negativo em relação ao exterior da célula. Em repouso, o interior das células encontra-se negativo em relação ao seu exterior. Essa diferença de cargas dar-se pela grande quantidade de cargas positivas do lado externo à membrana celular.


A comunicação entre uma célula excitável e outra célula excitável, através da liberação de mediadores químicos, denomina-se sinapse. Portanto, através de numerosas sinapses os neurônios comunicam-se uns com outros. Num único neurônio podem existir até milhares de sinapses.


Quando a membrana de uma célula excitável realmente se excita, uma sucessão de eventos fisiológicos ocorrem através da tal membrana. Tais fenômenos, em conjunto, produzem aquilo que chamamos de Potencial de Ação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais