Buscar

quais são as diferenças entre as contrações dos músculos cardíacos e esquelético?

💡 2 Respostas

User badge image

Lua

Músculo esquelético : Processo q resultará no encurtamento das fibras musculares, estruturas alongadas q apresentam duas formas: Miosina, e Actina. A miosina responsável por formar filamentos grossos; Já a Actina formará os filamentos mais finos. Os dois filamentos juntos formará miofibrilas. Músculo cardíaco : São mais alongadas, e se prendem por meio de junções intercalares complexas .. conhecida como disco intercalares. No coração são encontradas dois sincícios.. o Atrial , e o ventricular. pois existe um tecido fibroso entre eles q circunda as aberturas das válvulas atrioventriculares.
0
Dislike0
User badge image

Claudia Lopes

A contratação músculos lisos geralmente é involuntária ao contrário da contração dos músculos esquelélicos.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A Contração Muscular é super importante para a movimentação humana. No reino animal, os músculos destinam-se a duas funções: movimentos e força. Na contração dos músculos do esqueleto, os movimentos produzem sempre a aproximação de ossos articulados entre si, enquanto o relaxamento muscular permite o afastamento deles. Torna-se evidente que a aproximação só é possível pelo encurtamento das fibras que formam os músculos, o que é denominado de contração isotônica. A contração uniforme de cada fibra muscular é responsabilidade do sistema de túbulos T. Esse sistema é constituído por uma rede complexa de invaginações tubulares do sarcolema da fibra muscular. A fibra muscular, quando se contrai, pode ser comparada a uma máquina que realiza determinado trabalho utilizando a energia de alta voltagem fornecida pelo ATP, molécula que funciona como um acumulador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais