Buscar

Qual é o único osso móvel na cabeça

💡 5 Respostas

User badge image

gabriela de Sousa

O unico osso movél é a mandibula.

2
Dislike0
User badge image

Karen Ozorio

Os ossos da cabeça são vinte e dois, dos quais oito estreitamente ligados entre si, encaixados uns com outros (fixos) formam o crânio ou calota cranial que protege o cérebro. Estes são: um frontal, dois parietais (na parte superior-lateral), dois temporais, e o occipital (nuca); o esfenóide (a base do crânio), e o etmóide (entre este último e o frontal). Na face os ossos são: maxilares, zigomáticos, nasal, lacrimal, vômer, conchas nasais, e a mandíbula, que serve para a mastigação, e é o único osso móvel da cabeça; e na parte interna da boca o palatino.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A estrutura esquelética dos seres humanos é constituída por 206 ossos na fase adulta, sendo que 80 deles encontram-se na cabeça.

Os ossos presentes na cabeça desempenham a função de proteger o cérebro e os órgãos dos sistemas visual, olfativo e auditivo. Logo, a maioria dos ossos dessa região são fixos e rígidos para que esses órgãos não sofram possíveis lesões em uma queda, por exemplo.

Porém, existe um único osso na cabeça que é móvel. Esse osso é a mandíbula. A mandíbula é a responsável pela abertura e fechamento da boca, entre outras funções.

Portanto, o único osso móvel presente na cabeça é a mandíbula.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais