Buscar

Os direitos e garantias fundamentais são apenas aqueles apresentados no art. 5ª da CF? Fundamente sua resposta, apresentando inclusive exemplos.

Quem gostou da pergunta curte ai :)

💡 2 Respostas

User badge image

Lyra

Não. Existem direitos fundamentais foram do art 5 - Canotilho os chama de direitos análogos. O STF já reconheceu que a anterioridade anual como limitação ao poder de tributar é um direito fundamental. Grande parte da doutrina fala que a imputabilidade penal aos 18 anos é um direito fundamental. A doutrina amplamente majoritária fala que os direitos sociais (saude, educacao, alimentacao, moradia, trabalho, lazer, previdência, assistencia aos desamparado, protecão à maternidade e infância) são direitos fundamentais, logo direitos fundamentais fora do art 5. Aqui trago uma colocação de Isaiah Berlin, um notável filósofo político britânico, pouco citado no Brasil: (escrevendo sobre os direitos sociais como fudnamentais) garantir liberdades frente ao Estado para indivíduos analfabetos, subnutridos, semi nús e doentes é zombar da sua condição: eles precisam de ajuda médica ou educação antes de comprender ou aproveitar um aumento de sua liberdade.

1
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

Não. 

Há duas espécies de direitos fundamentais: os formais e os materiais.

Formal é aquele previsto no art. 5º da CRFB. Os materiais são aqueles direitos fundamentais que estão espalhados em diversos dispositivos da Magna Carta e, também, em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.

Podemos citar, como exemplo de direito fundamental material, o princípio da anterioridade tributária e o direito à alimentação. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais