Buscar

O Art. 60 § 4º e o art. 150 da CF/88 são Direitos e Garantias Fundamentais?

Se gostou da pergunta curte aí :)

💡 6 Respostas

User badge image

Lyra

Sim...o STF reconheceu que o art 150 é direito fundamental ao julgar uma emenda que excepcionava a anteriorirdade tributária. O art 60 que eu saiba não é um direito fundamental, nunca li nada a respeito. Contudo o art 60 não poderá ser modificado pelo Poder Reformador em razão da proibição de dupla revisão - ou seja, o art 60 seria uma clausula petrea implícita.

 

2
Dislike0
User badge image

Lyra

ou melhor, ou caput do art 60 é uma clausula petrea implícita. as hipóteses elencadas são clausulas explicitas. Caso o art 60 não fosse uma clausula implícita, era só alterar sua redação e poderiamos modificar, posteriormente, uma clausula petrea. Na doutrina portuguesa, JOrge MIranda entende possível a dupla-revisão. NO brasil, embora sem precedntes, não se admite

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Introdução ao Direito


Para responder à pergunta, devemos por em prática nossos conhecimentos em Introdução ao Direito.


Direitos Fundamentais são os direitos básicos de cada cidadão assegurados pela Constituição. Garantias Fundamentais são as formas ou instrumentos utilizados para garantir que esses direitos não sejam feridos e que sejam colocados em prática.


O Art. 60 § 4º e o Art. 150 não são considerados Direitos e Garantias Fundamentais. O Art. 60 § 4º tem como função limitar juridicamente emendas constitucionais que possam ferir ou abolir cláusulas pétreas explicitas, como a separação dos poderes e a forma federativa de Estado. Similarmente, o Art. 150 pretende limitar o poder de tributar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais